Como calcular o volume de um cilindro

Como calcular o volume de um cilindro

Um cilindro é um sólido tridimensional com 2 bases, 2 bordas e 3 faces. Você tem que calcular o volume de um cilindro em unidades cúbicas de medida. Usando a fórmula para calcular o volume de um cilindro você pode encontrá-lo de forma simples e fácil. A fórmula para calcular o volume de um cilindro é: V = π.h.r², isto é, Pi por altura por rádio ao quadrado. Neste artigo de umComo queremos explicar a você, de forma detalhada e com um exemplo, como calcular o volume de um cilindro.

Passos a seguir:
1

Na hora de calcular o volume de um cilindro, precisará medir a altura (h) do cilindro.

Coloquemos um exemplo concreto para aplicar a fórmula para que entenda melhor como fazer as operações. Deste modo, vamos supor que a altura do cilindro é de 10 cm.

2

Por outro lado, também deverá dispor da medida do rádio (r) do cilindro, isto é, a distância da borda exterior ao centro do círculo, que serve como base desta figura poliédrica.

Certifique-se de usar a mesma unidade de medida para cada dimensão; se estiverem expressadas em unidades diferentes, deverá fazer a conversão para obter a equivalência.

Continuando com o exemplo, vamos dar ao rádio um valor de 3 cm.

3

Portanto, sabemos que a fórmula para calcular o volume de um cilindro é de:

V = π.h.r²

Só nos resta saber quanto vale o número pi, você lembra? Sim, podemos arrendondar para 3,14, portanto, só nos falta substituir cada valor na fórmula. A seguir, deverá calcular o quadrado do rádio (r²), multiplicando o valor por ele mesmo e depois multiplicando o resultado da altura por Pi, pelo resultado do rádio ao quadrado.

V = 3,14 x 10 x 3² = 3,14 x 10 x 9 = 282,6 cm³

Lembre-se de escrever a resposta na unidade de medida cúbica adequada.

4

Para que possa entender de onde se obtém a fórmula para calcular o volume de um cilindro:

Se você desarmasse um cilindro em suas mãos, teria dois círculos iguais e um retângulo, verdade? Primeiro você deve usar a fórmula para determinas a área de um circulo, que é: A = (π) (r²)

Quando conseguir a área do circulo, deverá multiplicar pela altura do cilindro, o resultado será o volume do cilindro. Lembre-se de ter sempre cuidado com as unidades de medida que usa nos cálculos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o volume de um cilindro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.