Calcular a probabilidade

Como calcular o valor esperado de probabilidade

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o valor esperado de probabilidade

O valor esperado utiliza probabilidades para determinar um resultado esperado, por exemplo, qual será a recompensa. O valor esperado multiplica a probabilidade de cada resultado pelo possível resultado. Por exemplo, num jogo de dados, sair o número um, três ou cinco paga 0$, sair o número dois ou quatro paga 5$, e sair o número seis paga 10$. Nos dados, a probabilidade de sair o número um em seis é de 1/6 cada um.

Também lhe pode interessar: Como calcular o valor de x
Passos a seguir:
1

Escreva as probabilidades e os resultados num gráfico. Utilize a coluna da esquerda para as probabilidades, a coluna central para o resultado e a coluna da direita para a probabilidade de resultado de tempo. Isto proporciona uma representação visual da matemática.

2

Multiplique casa resultado pela probabilidade. No exemplo, de um, três e cinco, multiplique 0$ por 1/6, que é igual a zero cada um, o de dois e quatro, multiplique 5$ por 1/6, o que equivale a 0.833 cada um, e por seis, multiplique 10$ por 1/6, o que equivale a 1.666.

3

Junte todos os números calculados no passo 2 para determinar um valor esperado. No exemplo, 0 + 0 + 0 + 0.833 + 0.833 + 1.666 é igual a um valor esperado, o pagamento esperado é de 3.33$.

4

Portanto, jogando um dado um total de 6 vezes, estatisticamente pode se esperar que chegue a ganhar 3,33$ com este tipo de valor dado a cada face do dado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o valor esperado de probabilidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular o valor esperado de probabilidade