Como calcular o período de uma onda

Como calcular o período de uma onda

Como calcular o período de uma onda integra os conceitos de ondas, frequências e períodos. Físicos, engenheiros e astrônomos, estudam e trabalham com a energia das ondas. Uns exemplos de energia das ondas são as ondas de luz de uma galáxia longínqua, as ondas de rádio recebidas por um celular e as ondas acústicas de uma orquestra. Independentemente da fonte da onda, da relação entre a frequência da onda e o período da mesma. Um período de onda é o tempo em segundos entre dois picos de onda e é inversamente proporcional à frequência.

Passos a seguir:
1

Se quer saber o período de uma onda, comece por contar o número de picos de uma onda num determinado período de tempo. Utilize um osciloscópio para ver a forma da onda.

Como vemos na imagem, o período é quando uma onda volta a começar (onda de azul), se vir a onda de cor vermelha verá que existe um período de 5 (existem 5 picos).

2

Agora divida o número de ondas pela quantidade de tempo em segundos. Este número dá-nos a frequência da onda. Por exemplo, suponhamos que 21 ondas ocorrem em 3 segundos. A frequência é de 21 dividido por 3, o que equivale a 7 Hz. As unidades de frequência são Hertz.

Outro exemplo:

  • Na imagem do quadro superior em que existe um total de 5 ondas em 5 segundos, portanto a frequência é de 5 dividido por 5 que equivale a 1 Hertz.
  • Se vir o quadro, vê que existe apenas uma onda em 5 segundos, portanto a frequência é de 1 dividido por 5, que é igual a 0,2 Hertz.
3

Calcule o inverso da frequência para obter o período da onda. Por exemplo, um dividido por 7 Hertz é igual a um período de aproximadamente 0,14 segundos.

Nos exemplos da imagem:

  • O período do quadro de cima é de 1 dividido por 1 Hz, portanto o resultado é de 1 segundo.
  • O período do quadro de baixo é de 1 dividido por 0,33 Hz, portanto o resultado é de 3 segundos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o período de uma onda, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.