Como calcular o comprimento de um lado num triângulo rectângulo (Teorema de Pitágoras)

Como calcular o comprimento de um lado num triângulo rectângulo (Teorema de Pitágoras)

Trabalhar com os lados e ângulos de um triângulo é uma parte importante na aprendizagem da matemática e da geometria. Um triângulo rectângulo é o que tem um ângulo de 90 graus, ou seja, os dois lados mais curtos são perpendiculares entre si. Se um triângulo é um triângulo rectângulo e sabe-se o comprimento de dois lados, podemos utilizar o teorema de Pitágoras para calcular o comprimento do lado que falta.

Vai precisar de:
  • Calculadora
Passos a seguir:
1

Determine se tem condições para calcular o comprimento do lado que falta no triângulo que está a utilizar. O triângulo deve ser um triângulo rectângulo (um triângulo com um ângulo de 90 graus) e deve conhecer o comprimento de dois dos lados para poder utilizar o teorema de Pitágoras. Se estas condições não são verdadeiras, não será capaz de utilizar este método.

2

Escreva o teorema. A soma dos quadrados dos lados mais curtos do triângulo rectângulos (a soma do quadrado dos catetos) é igual ao quadrado do lado mais comprido (é igual ao quadrado da hipotenusa). A equação escreve-se assim: a ² + b ² = c ², em que A e B são os lados mais curtos (catetos) e o C é o lado mais comprido (Hipotenusa).

3

Substitua a informação que conhece na equação. Troque os lados que sabe o comprimento pelas letras correspondentes da equação. O valor de C corresponderá sempre à hipotenusa, mas se souber o valor de lado e outro mais curto, pode se substituir por A ou B.

4

Faça o quadrado dos números que conhece para se livrar dos expoentes. A seguir (no caso de saber apenas a hipotenusa e um cateto) passe os valores que sabe para o lado esquerdo da equação, para o fazer subtraia o resultado do quadrado do cateto pelo resultado do quadrado da hipotenusa e coloque o valor do lado esquerdo, por exemplo, se a equação é 2 ² + b ² = 5 ², faça o quadrado de 2 e 5 (que é respectivamente 4 e 25) para obter o seguinte, 4 + b ² = 25, depois subtraia 25-4 (o 4 passa com sinal negativo para o lado esquerdo) e obtém b ² = 21.

5

Calcule a raiz quadrada do número do lado direito da equação para determinar o comprimento do lado que falta. Use uma calculadora, uma vez que o número poderá não ser um número inteiro. O resultado será a resposta. Utilizando o exemplo b ² = 21, se determinar a sua raiz quadrada irá obter b = 4,58257569.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o comprimento de um lado num triângulo rectângulo (Teorema de Pitágoras), recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.