Como calcular o centro de um triângulo

Como calcular o centro de um triângulo

Existem diferentes formas para determinar o centro de um triângulo. Utilizando cálculos apenas se pode usar o que se chama de fórmula do centro, para determinar o ponto central do triângulo no sistema de coordenadas cartesianas. Se quer ver como se faz, continue a ler este artigo de umComo sobre como calcular o centro de um triângulo.

Passos a seguir:
1

Escreva a seguinte equação: x = (Ax + Bx + Cx) / 3 e aponte os três valores de "x" dos pontos do triângulo no gráfico cartesiano. Depois divida este valor por três.

No nosso exemplo:

x = [(-3) + 10 + (-10)] / 3 = -3 / 3 = -1

2

Escreva a seguinte equação: y = (Ay + By + Cy) / 3, e anote os três valores de "y" dos pontos do seu triângulo. Divida este número por três.

No nosso exemplo:

y = [(-7) + 0 + 6] / 3 = -1 / 3 = - 0,33

3

Agora só temos que marcar o pondo médio no eixo das coordenadas. Os valores de x e y são as coordenadas do ponto central do triângulo e no nosso caso são:

  • x = -1
  • y = -0,33

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o centro de um triângulo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Se pretende encontrar um ponto central do triângulo sem o uso de cálculos, só tem que desenhar três linhas desde o ponto médio de cada lado até ao ponto do ângulo oposto. Estas três linhas cruzam-se no ponto central do triângulo.