Como calcular densidade

Como calcular densidade

Qual o mais pesado um quilo de macarrão ou um quilo de penas? Na verdade eles pesam o mesmo, a única diferença é o volume que ocupam, mas porque eles ocupam volumes diferentes se o peso/massa é o mesmo. Bem a culpa é da densidade. É por isso que o chumbo mesmo sendo do tamanho de uma unha pesa bastante. A densidade dele é muito elevada. Mas como calcular densidade de um objeto? Nesse artigo do umComo vai saber.

Fórmula Matemática

Provavelmente já tentaram pegar você com essas piadas da massa e do volume, e outras vezes aconteceu que partia da sua necessidade curiosa em saber qual a densidade de um determinado material ou objeto. Felizmente a Matemática tem a solução, uma fórmula cujas unidades de medição são em gramas e centímetros cúbicos. Tornando-se bastante mais prático o cálculo da densidade de um determinado material, porque as medidas são fáceis de "visualizar" na nossa mente. A tal fórmula matemática é a seguinte: D (densidade) = M (massa) / V (volume), densidade é igual à massa a dividir pelo volume.

Calculando a Densidade

Imaginemos que temos um cubo com 10 cm3 cuja massa é de 8 kg. Antes de podermos começar o nosso cálculo temos então de passar a massa para gramas visto que está em quilogramas. Como aprendemos na escola 1 kg é igual a 1000 g, então 8 kg são 8000 g. Agora vamos pegar na nossa fórmula: D = M/V, substituímos M e V pelos dados que temos. D = 8000/10; D = 800g/cm3, ou seja a densidade desse cubo é de 800 gramas por cada centímetro cúbico.

Calculando a Massa ou o Volume

Quando estamos fazendo exercícios matemáticos nem sempre nos dão os valores da Massa ou do Volume. Para os descobrir basta trocar as funções cruzando-as. Por exemplo, pegando outra vez no cubo.

Sabemos que tem 800g/cm3, e sabemos que o volume é de 10 cm3, qual a Massa? Simples, primeiro retiramos os cm3, depois basta multiplicar os 10 por 800, dando no final 8000 g. Sendo assim o cubo tem um total de 8000 g, ou 8 kg.

Para descobrir o volume é um pouco diferente. O volume é igual à massa a dividir pela densidade. No nosso cubo isso ficaria V = 8000 g a dividir por 800g/cm3, retiramos os "g" de gramas, porque o volume é em cm3, e obtemos o nosso resultado V = 10 cm3.

Como calcular Volume

Para conseguirmos saber a massa de um objeto basta colocá-lo numa balança, e para saber o Volume? Depende da forma dele, se é regular ou irregular.

Se for regular, como por exemplo uma forma geométrica tridimensional (ex: Cubo) o cálculo é feito através da seguinte fórmula: V= Altura*Largura*Comprimento, ao sabermos o resultado teremos o nosso volume. Vejamos então um paralelepípedo com 5 cm de Altura, 15 cm de Largura e 20 cm de Comprimento. O total será 1500 cm3.

Se a forma for irregular o melhor é pegar num cilindro graduado e colocar água nele. Esperemos que o objeto caiba nele. Antes de colocarmos o objeto temos de verificar o nível da água, digamos que está nos 45 mL. Colocamos cuidadosamente o objeto até ele ficar submerso ou quase submerso. Voltamos a medir o nível da água e agora tem 56 mL, fazemos a diferença entre os dois, que dá 11 mL, sabendo que 1 mL é igual a 1 cm3, esse objeto irregular tem 11 cm3.

Se este artigo foi do seu interesse, aproveite e confira também as nossas dicas para calcular o volume de um cubo e o volume de um cilindro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular densidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.