Como calcular a velocidade média

Como calcular a velocidade média

O cálculo da velocidade média é um dos primeiros aprendizados de quem é introduzido ao mundo da física. Essa conta analisa a reação da velocidade de um corpo dentro de um espaço de tempo determinado. Com os resultados, você consegue saber o quão rápido um corpo se desloca dentro de um período temporal. É normal que surjam dificuldades para entender esse conceito e executar a fórmula. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre como calcular a velocidade média.

Qual é a fórmula da velocidade média

A fórmula para calcular a velocidade média representa a Velocidade (V) igual ao ΔS (delta S), que representa a variação de espaço, sobre o ΔT (delta T), que representa a variação do tempo.

  • Vm -> Velocidade Média
  • ΔS -> Distância percorrida, ou, intervalo do deslocamento (espaço final - espaço inicial)
  • ΔT ->tempo usado para percorrer essa distância, ou, intervalo de tempo (tempo final - tempo inicial)

Portanto, a fórmula da velocidade média é a seguinte:

Vm = ΔS/ΔT

Como converter de km/h para m/s

Para calcular a velocidade é obrigatório estar atento às unidades de medida usadas. A unidade padrão para calcular a velocidade média, de acordo com o Sistema Internacional é a de metro por segundo (m/s). Dessa forma, para que a fórmula funcione, é importante saber converter outras medidas para metro por segundo. A regra de três sempre funciona nessa conversão.

Para isso, é importante sempre considerar a seguinte proporção:

1 km = 1000m

1 h = 3600 s

A partir dessas proporções, conseguimos elaborar a seguinte fórmula para calcular a velocidade média mesmo quando as medidas estiverem em quilômetros e horas:

metros/segundos X 3,6 = quilômetros/horas

Ou seja:

m/s X 3,6 = km/h

Para transformar de km/h para m/s, basta fazer ao contrário:

km/h ÷ 3,6 = m/s

Como aplicar a fórmula da velocidade média

A partir desses conhecimentos sobre como calcular velocidade média, podemos entender um problema e ver como se resolvem alguns problemas comuns:

Calcular a velocidade média em m/s

Questão:

Um cachorro demora 6 segundos para ir da sua caminha até o pote, que estão a 12 metros de distância. Qual é a velocidade média do cachorro?

Resolução:

Para resolver qualquer problema de física, o ideal é organizar as informações antes de colocá-las na fórmula. Aqui já está tudo o que sabemos sobre a questão até agora:

ΔS (variação do espaço) = 12 metros

ΔT (variação do tempo) = 6 segundos

Agora, aplicamos essas informações à fórmula da velocidade média. Fica assim:

Vm = ΔS/ΔT -> Vm= 12/6 -> Vm = 2m/s

Resultado: a partir da fórmula da velocidade média, sabemos que a velocidade média deste cachorro é de 2 metros por segundo, ou seja, a cada segundo ele anda 2 metros.

Calcular a velocidade média em km/h

Se for permitido dar a resposta em km/h, você não precisa converter. Mas, se alguma das medidas for dada em metros e a outra em horas, ou ao contrário, será preciso fazer uma conversão.

Questão:

Consideremos que um carro viaja da cidade A para a cidade B, que estão a 200000 metros de distância, em 4 horas. Queremos saber: qual é a velocidade média do carro ao percorrer essa distância?

Resolução:

As medidas de metros e horas não conversam. Para chegar ao resultado correto, precisamos converter os metros para quilômetros ou as horas para segundos. Para fazer isso, organizamos as informações que já temos e utilizamos a fórmula comentada anteriormente:

ΔS (variação do espaço) = 200000 metros

ΔT (variação do tempo) = 4 horas

Fórmula de conversão

m/s X 3,6 = km/h

Portanto, de acordo com a regra de três, 200000 metros correspondem a 200 km. Agora, basta aplicar a fórmula da velocidade média:

Vm = ΔS/ΔT -> Vm = 200/4 -> Vm = 50km/h

Resultado:

De acordo com a fórmula aplicada, a velocidade média do carro é de 50 quilômetros por hora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a velocidade média, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.