Custos do divórcio

Como calcular a pensão alimentícia

Como calcular a pensão alimentícia

Um divórcio costuma ser sempre uma grande preocupação para os pais. Se existem filhos no meio, não só deverão chegar a um acordo quanto aos bens, mas também chegar a um acordo de custódia e a apropriada pensão para cada filho. Muitos pais não sabem como calcular a pensão alimentícia dos filhos. O certo é que nenhuma é igual, pois o juiz é quem decide, mas há sempre alguns fatores tidos em conta.

Passos a seguir:

1

A decisão é tomada por um juiz, e para isso deve-se fazer um estudo exaustivo que verifique a situação trabalhista e econômica de ambos os progenitores, tendo em conta aspectos como o salário líquido, pensões, aluguéis e outros rendimentos.

2

É portanto necessário saber: o rendimento líquido de cada progenitor, o número de filhos exato e as circunstâncias e necessidades ordinárias e especiais que possa ter cada filho.

3

Esta pensão alimentícia tem a finalidade de cobrir aspectos como o alojamento, a alimentação, a assistência médica e a educação. No início, esta pensão é válida até que o menino atinja a maioridade. Não obstante, se continuar estudando e não for independente, isto pode se alongar por mais tempo.

4

Além disso, também é interessante saber que os juízes determinam o que se chama despesas ordinárias e extraordinárias. As ordinárias são as mencionadas anteriormente, as extraordinárias são imprevistos farmacêuticos, óculos, ortodônticas ou atividades extraescolares.

5

As condições e o custo total da pensão poderão variar inclusive após a sentença, sempre que as condições trabalhistas de um dos dois variem notavelmente.

6

O período para pagar as quotas de pensão serão os 12 meses do ano, inclusive aquelas temporadas nas quais o filho esteja a cargo do progenitor não guardião. A falta de pagamento da pensão pode resultar em reclusão, que pode variar de 30 a 90 dias.

7

Como já referimos, não existe um valor fixo pré-determinado, pois isso depende dos fatores acima citados, no entanto a média ronda à volta de um terço do salário bruto do indivíduo, por isso o valor da pensão pode rondar 33% dos rendimentos. Claro que este valor pode baixar, dependendo da situação econômica de quem detém a guarda do filho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a pensão alimentícia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
56 comentários
IVONETE TONIONI
o juiz determinou 37% doa ganhos liquidos o que seria? abater o INss e jogar o percentual da pensão salrio é de 2235,53. pode me dar uma ajuda e onde esta mencionado esses procedimento de calculo
marcilene
no valor de 2000 quanto deve ser a pensao sendo que tem outro filho e familia
Fernando
Minha ex ficou com a guarda do meu filho! Hoje pago 450,00 reais por mês de pensão, quando foi definido o valor eu estava desempregado e continuo desempregado! Gostaria de saber qual o valor q eu deveria pagar de pensão levando em conta a minha atual situação ?
A sua avaliação:
Eliza
Calcular a pensao em cima de 1657,00 o salario. Obrigada
A sua avaliação:
Nazaré Oliveira
Bom dia, Gostaria de saber mais sobre o pagamento de pensão alimentícia. Que porcentagem do salário meu filho tem direito? Meu filho tem 2 anos e 5 meses e separei do meu marido a pouco tempo, e precisei colocar em uma escola particular, só que ele tem outro filho com outra mulher. Vou tentar entrar em acordo com ele para estabelecer um valor mas se ele não quiser entrar em acordo o que fazer? Como dar entrada ao pedido de pensão pra que possa ser descontado do salário dele? Ficarei grata pela ajuda. Aguardo resposta.
A sua avaliação:
Inara Maciel
Gostaria de saber mais ou menos o pai do meu filho tem que da de pensão alimentícia pra ele..sendo que ele tem outros três filhos com a atual .. Ele recebe em torno de dois salários mínimos ..eu trabalho de carteira assinada e tenho outros dois filhos ..isso influencia em alguma coisa ..?? Em ele ter três filhos com a atual ?? Qual o valor mais ou menos ??
A sua avaliação:
Bruno
olá, tenho 4 filho com minha atual mulher e um filho com um outro relacionamento hoje to parado faço bico e meu salário mensal sai em torno de 600 reis mas ou menos minha mulher não trabalha pois meu filhos sao pequeno recebe bolsa família, a mae do meu filho de outro relacionamento entrou na justiça,queria saber quanto eu devo pagar de pençao para ela a porcentagem correta obrigado
A sua avaliação:
nerecy duarte junior
Meu salário é de 3.176 REAIS, FAZENDO HORA EXTRA DA EM TORNO DE 4.000, A PENSÃO É DE 30% , QUAL O VALOR QUE PAGO?
A sua avaliação:
francinaldo
por favor gostaria de saber se a apesar de nao ter a pensao regularizada,eu dou uma quantia ,fui demitido e quero saber se tenho q pagar algum valor sobre minha recisao
Adriana
Meu marido tem 2filhos com mulheres diferentes salário dele e 2, 200 qual é o valor da pensão para cada uma se do que eu também Tenho 1 filho
André Teixeira
Ganho 1242 reais quanto irei pagar de pensão alimentícia
Sueli marques
Me separei recentemente. Tenho duas filhas 2 e 7 anos. Vou morar com meus pais que são pensionistas e não podem me ajudar e no momento ainda não tenho trabalho como faço para saber como deve ser feito o calculo da pensao alimentícia é um valor pras duas ou são valores separados? Não sei o valor que ele recebe ao certo porque ele nunca me mostrou os contra cheques sei que é em torno de 3300, 00 mais ou menos.
Cleide Alexandre vaz
A minha filha recebe pensão alimenticia de um filho cujo valor foi determinado a dois anos e o mesmo continua sendo esse mesmo valor. Sabemos que o pai no ato da decisão judicial alegou que só ganha um salário mínimo, o que não é verdade. Ele trabalha em outras atividades mas não temos como provar pois não deve ser com carteira assinada. Como podemos fazer para provar que ele tem outras rendas? O mesmo tem outra familia e dois filhos. E o reajuste de pensão que nunca teve é de direito receber retroativo? Aguardo resposta. A minha filha trabalha porém o que ela recebe que é R$ 180,00 mal dá para despesas de escola. Hoje o meu neto tem 5 anos.
Everton
Bom dia. Gostaria de saber qual valor que devo pagar de pensão meu salário e de 2800, só que eu pago moto 270 mas não está em meu nome pago convênio 500 Reais mas tb não está em meu nome e pago um empréstimo que tb não está em meu nome no valor de 582...
Ana Paula da silva santos
888.00 de quanto poente tem q da pensão da crianca
Katia
Gostaria de saber quanto o pai da minha filha deve pagar para a mesma . Ele ganha 2.000,00?
Ednea Aparecida Andrade Santos
Eu recebia uma pensão na média de 700,00 à 800,00 mês do pai dos meus filhos, q foi estipulado pelo juiz 30% com direito as férias verbas rescisórias e décimo terceiro, ele trabalhava na empresa Leroy Merlin por 8 anos e foi mandado embora em 4 de dezembro e depositaram na minha contra 2500,00 falaram q depositaram 2 por cento das verbas rescisórias, q assim manda a lei o q eles me disseram,este valor está certo se no meu papel ta estipulado 30% de tudo menos do fundo de garantia. Pois edu não entendi devo correr atrás dos meus direitos ou está certa está contra q eles fizeram de 8 anos de empresa
Paulo Henrique Lesnieski
to com uma duvida...tenho 3 filhas uma de 6, e uma de 13 e outra de 16 anos...todas de mães diferentes....qual o porcentual do meu salário que devo pagar para cada uma???
Ingrid
10% para cada criança do valor líquido do seu salario
magnaandradedesousa
oi,sou magna o pai dos meus filho esta em traso com a pensa foi estipulado 53 por cento de meio salario minimo ele atrasou 1ano e 4mes ja foi o mandado atras dele o que vai acomtecer e de quanto e o valor dos atrazando
fabiano
Olá , recebo 3.200 variado e estou pagando 788.00 de pençao para duas filhas de tres e seis anos , pago 400,00 de aluguel , média 215.00 de agua e luz , 60.00 de internet ,35,00 de telefone , media 800,00 compra do mes com açouge , tem um pouco de farmacia variavel 80,00 , trabalho com meu carro e tenho as despesas de manutençao e pneus( e combustivel parte meu gasto particular varia de 250, 00 mensal fora ajuda da empresa,e 556,00 de parcela do carro . entao gostaria de saber qual seria o correto ? grato .
Ingrid
O correto é 15 % dos seu ganho final,e sinto te informar mais o juiz ñ quer saber das suas despesas e gastos,a ñ ser que sejam com as crianças.
Como calcular a pensão alimentícia