Como calcular a força de empuxo

Como calcular a força de empuxo

Quando se coloca um objeto num líquido, o líquido exerce pressão sobre todos os lados do objeto. A pressão de baixo exerce uma força sobre o objeto que o empurra para cima. Se o objeto for menos denso que o líquido, flutuará. Inclusive se o objeto for mais denso que a água, a flutuabilidade empurrará para cima o objeto e altera o peso percebido. Arquimedes descobriu que a força com que o fluída empurra um objeto sumerso é igual ao peso da água que desloca o objeto. Conhecer a massa do objeto permite-lhe calcular a força de empuxo sobre um objeto.

Vai precisar de:
  • Balança
  • Copo de água
Passos a seguir:
1

Para poder calcular a força de empuxo de um líquido, a primeira coisa que tem de fazer é medir a massa do objeto em gramas com a balança de mola pendurado. O peso deste objeto é a verdadeira massa e vamos nomeá-la de "m1".

Imaginemos que m1 = 300 gr

2

Com o objeto ainda pendurado na balança de molas, mergulhe o objeto na água até que flutue ou fique submerso por completo. Agora pode medir a massa do objeto no líquido, a esta massa vamos chamar de "m2".

Imaginemos que m2 = 120 gr

3

Subtraia a massa do objeto na água (m2) com a verdadeira massa do objeto (m1) fora da água. Isto é equivalente à massa da água em gramas deslocada pela objeto (m3). Por exemplo: (m1) - (m2) = (m3).

m3 = 300 - 120 = 180 gr

4

Divida o resultado por 1000 para converter gramas em quilos. Por exemplo: (m3 em gramas) x 1 kg / 1.000 g = (m3 em quilos).

m3 = 180 gr / 1000 g = 0,18 kg

5

Por fim, para determinar a força de empuxo sobre um objeto, terá que multiplicar o resultado anterior da m3 (lembre-se que o resultado tem de estar em Kg) pela gravidade da terra que é igual a 9,81 metros/segundo.

N = 0,18 x 9,81 = 1,76 kg·m/s2

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a força de empuxo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.