Como calcular a equação de um círculo

Como calcular a equação de um círculo

Os gráficos podem demonstrar a maioria das funções matemáticas, mostrando-as visualmente. Uma equação linear, como "y = 2x + 3", aparece no gráfico como uma linha reta. Uma equação de segundo grau, como "y = 3x^2 + 2x + 3", aparece como uma parábola. Os círculos nos gráficos também têm equações, as que combinam múltiplas expressões quadráticas. As variáveis na equação determinam o tamanho do círculo e a posição produzida pelo raio do círculo, o seu ponto central e as coordenadas de um ponto da sua circunferência.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Encontre as coordenadas do ponto central do círculo. Para este exemplo, imagine um centro no ponto (3, 4), cuja coordenada x é 3 e a coordenada y é 4.

2

Dê ao centro de coordenada x a variável "h". Neste caso, h é igual a 3.

3

Dê ao centro de coordenada x a variável "k". Neste caso, k é igual a 4.

4

Encontre o ponto sobre a conferência do círculo por baixo do ponto central. Este ponto pode, por exemplo, ter as coordenadas (3, -2).

5

Subtraia o ponto à coordenada k, 4 - (-2) = 6. Este é o raio do círculo.

6

Faça o quadrado do raio, 6 ^2 = 36. Atribua a este valor a variável "s".

7

Introduza os valores que calculou na seguinte equação, (x - h) ^ 2 + (y - k) ^ 2 = s. Neste exemplo seria, (x - 3) ^ 2 + (y - 4) ^ 2 = 36. Esta é a equação do círculo.

8

Amplie e simplifique a equação, se quiser, x ^ 2 - 6x + y ^ 2 - 8y = 11.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a equação de um círculo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.