Como aumentar a memória e a concentração

Como aumentar a memória e a concentração

A maioria das pessoas deseja melhorar sua memória e sua capacidade de concentração. À medida que ficamos mais velhos, o cérebro frequentemente se atrasa e lembrar as coisas já não é tão fácil quanto costumava ser. Se você ainda é estudante, concentrar-se em seu trabalho, memorizar fatos e números é tipicamente essencial para as boas notas. Dado que existe uma correlação entre o corpo e a mente, se você cuida do seu coração e tem um corpo saudável, pode manter o cérebro saudável.

Vai precisar de:
  • Peixe
  • Bagas
  • Verduras Verdes
  • Café
  • Quebra-cabeças
  • Livros
  • Água
Passos a seguir:
1

Durma bem durante a noite. Segundo os Centros para o Controle de Doenças e Prevenção, os adultos precisam de uma média de 7-9 horas de sono por noite. Dormir o suficiente ajuda a manter-se são e alerta, e melhora sua capacidade de concentração. É também uma oportunidade para que o cérebro "construa" memórias, enviando determinada informação para a área do cérebro que armazena as lembranças de longo prazo.

2

Coma uma alimentação bem balançada. Acredita-se que certos alimentos aumentam a memória e a concentração, como por exemplo, 1 xícara de verduras de folha verde por dia, 3 porções de peixe por semana e 1 xícara de frutas carnosas por dia. Beber café pode ajudar a aumentar a atividade do cérebro, e a manter-se mais alerta e concentrado.

3

Evite fumar, o que dificulta que o oxigênio chegue ao cérebro, e peça que seu médico controle sua pressão arterial e os níveis de colesterol. Mantenha estes em um nível normal e saudável, de acordo com o sugerido pelo seu médico, através da medicação e/ou modificações na alimentação, como a redução da ingestão de sal e comer menos gorduras saturadas.

4

Exercite seu corpo. O exercício regular envia mais oxigênio ao cérebro e melhora a capacidade do cérebro para funcionar bem. Também o mantém mais alerta.

5

Exercite sua mente. Faça palavras cruzadas, leia e faça um curso universitário ou de educação de adultos. Faça outras coisas que façam o cérebro trabalhar, tais como escrever ou escovar os dentes com sua mão não dominante.

6

Aprenda diversas estratégias para melhorar a memória. Os recursos mnemônicos, como siglas, rimas e piadas podem ajudá-lo a lembrar das coisas que deseja lembrar, como nomes e datas. A repetição ou a informação relativa a algo ao qual está mais familiarizado pode ajudá-lo.

7

Beba água, que ajuda a limpar seu corpo de toxinas e, em geral, ajuda a manter seu corpo e sua mente sãos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a memória e a concentração, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.