Partilhar

Como aproveitar o tempo livre

Como aproveitar o tempo livre

Quando chegam as férias ou períodos sem trabalho, de repente, sente que o dia tem muitas horas e não sabe como se organizar para não perder tempo. É curioso mas quando temos obrigações é mais simples para nós organizar as horas livres que quando estamos sem fazer nada. Por isso e para evitar perder muito tempo, é importante saber aproveitar ao máximo esta situação para aprender, desfrutar e sentir que vivemos a vida ao máximo. Neste artigo de umComo vamos dar uma série de conselhos que ajudarão você a saber como aproveitar o tempo livre e desfrutar de cada minuto do seu dia.

Passos a seguir:
1

Marque um horário. Ainda que dê raiva, quando tiver tempo livre é importante que tenha um horário mais ou menos definido. Isto é, tente não levantar todos os dias às quatro da tarde, caso contrário terá a sensação de que está perdendo o tempo e, a longo prazo, não estará satisfeito. É claro que em alguns dias poderá prolongar um pouco mais a noite, sem sequer ouvir falar de um horário, mas se o período for longo, recomendamos que pouco a pouco vá voltando a marcar uma rotina para se levantar da cama e sentir que está sendo produtivo.

2

Pense em tudo aquilo que lhe interessa e que nunca pode fazer. Esta é uma tarefa que levará um tempo, por isso recomendamos que pegue em lápis e papel e anote tudo aquilo que sempre adiou pelo fato de não ter tempo. Com certeza que alguma vez já passou pela sua cabeça se matricular em aulas de dança, por exemplo, ou aprender inglês ou fazer algum esporte.

Seja o que for, o melhor é anotar agora tudo aquilo que sempre quis e marcar em seu horário os dias ou horas da semana que vai dedicar a isso. Pense que agora é o melhor momento para ser feliz, para fazer o que lhe enriquece como pessoa ou o que acha que precisa fazer para prosperar.

Como aproveitar o tempo livre - Passo 2
3

Se tiver tempo livre porque foi despedido do trabalho, recomendamos que ao invés de passar todas as horas em casa, faça algo para ser produtivo e ter vontade de prosperar e melhorar em sua área. Com certeza que há algo em sua profissão que pode melhorar, portanto, por que não se matricular em algum curso ou perguntar na agência do trabalhador se existe algum que seja grátis para desempregados? Informe-se sobre as possibilidades que seu país oferece para poder procurar trabalho e prosperar em sua profissão. Com certeza que existem muitas opções e serão sempre melhores do que ficar em casa se lamentando.

4

Desenvolva o seu hobby. Com a pressa que vivemos atualmente, a maioria das pessoas acabam deixando de lado as coisas que gostam e seus interesses pessoais. O trabalho, os filhos ou a economia fazem com que, no final, aquilo que tanto gostava de fazer e que o definia como pessoa, acabe esquecido em um canto da sua memória. Por isso, uma boa forma de aproveitar o tempo livre ao máximo e se sentir feliz é recuperar essa paixão e dedicar algumas horas por semana para desfrutar dela.

Se sempre gostou de pintar, volte a pegar nos seus pincéis; se for fascinado pelos livros, vá à biblioteca e procure a sua próxima leitura; se gosta de esporte, calce um par de tênis e vá ao parque. Agora que tem tempo é hora de voltar a se reencontrar consigo mesmo.

Como aproveitar o tempo livre - Passo 4
5

Procure novos interesses. É claro que ninguém nasce sabendo; o que em sua juventude lhe fascinava, é provável que agora talvez já não pareça tão interessante. Por isso, pode começar a pesquisar as atividades que fazem em sua cidade e experimente as que mais chamem a sua atenção. Com certeza que quando era mais jovem a zumba nem existia (por exemplo) e pode ser que adore dançar e perder calorias dessa maneira, então, por que não experimentar? Também é certo que o ioga também não estava tão na moda como agora, por isso, se estiver interessado, também pode começar a aprender.

Pesquise sobre as diferentes possibilidades que o mundo lhe oferece e experimente as que puder, quanto mais melhor! Assim poderá se encontrar, aproveitar e conhecer uma faceta sua que era totalmente desconhecida. Emocionante, não?

Como aproveitar o tempo livre - Passo 5
6

Pratique esporte. O exercício físico é uma ótima maneira de aproveitar o tempo livre e de queimar a energia acumulada com a comida. Por isso, se tiver tempo, pode aproveitar e se matricular na academia, sair para correr pelo parque ou pela praia ou participar de alguma atividade concreta como dança, pilates, etc. É recomendável cuidar do seu corpo, mimá-lo e se manter ativo porque, caso contrário, só terá uma vida sedentária sem sentir o cansaço da rotina, e no fim envelhecerá bem mais rápido.

Ter um corpo saudável proporciona a você um espírito mais jovem, uma energia e vitalidade perfeita para se sentir bem consigo. Lembre-se que o esporte libera endorfinas, o hormônio da felicidade, por isso se sentirá muito bem sempre que o praticar.

Como aproveitar o tempo livre - Passo 6
7

Amplie as suas amizades. Agora que tem tempo livre pode se centrar em conhecer mais pessoas, experimentar coisas novas e descobrir outras maneiras de viver. Se começar a fazer novas atividades, como recomendamos acima, com certeza que encontrará pessoas com as quais pode construir uma relação de amizade, por isso não tenha vergonha e se anime a ampliar o seu círculo.

Além disso, atualmente existem muitas ferramentas como aplicativos para celular, chats ou redes sociais que foram pensados para conhecer outras pessoas. É uma maneira simples de conhecer pessoas e de fazer atividades e planos diferentes que nunca tinha feito. Se o que quer é encontrar um namorado/a ou um romance, convidamos você a consultar o nosso artigo sobre como funciona o Tinder, um app para conhecer pessoas.

Como aproveitar o tempo livre - Passo 7
8

Viaje. Uma das melhores formas que existem de aproveitar o tempo livre é conhecer o mundo. Sair de sua cidade, de sua área de conforto e conhecer novas maneiras de viver é algo muito enriquecedor, com a qual se sentirá pleno e satisfeito. Além disso, atualmente viajar não tem que ser muito caro: existem muitos destinos, ofertas e sites com descontos que oferecem preços irresistíveis para que saia de casa.

Se estiver um pouco apertado de dinheiro, não precisa pegar um avião; simplesmente reserve um apartamento ou um quarto em uma casa rural e passe uns dias na natureza. Porém, se puder, o melhor é pegar num avião e ir para outros lugares que lhe interessem.

Como aproveitar o tempo livre - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar o tempo livre, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como aproveitar o tempo livre

Como aproveitar o tempo livre
1 de 7
Como aproveitar o tempo livre

Voltar ao topo da página