Como apresentar um projeto

Como apresentar um projeto

Seja por trabalho, por estudos ou por algum concurso que deseje participar, alguma vez teve necessidade de preparar e de entregar um projeto. Nessas ocasiões, pode parecer complicado se não soubermos como abordar o assunto, mas o certo é que conhecendo algumas noções básicas não será tão difícil como parece. Neste artigo de umComo.com.br, oferecemos alguns conselhos para que saiba como apresentar um projeto.

Passos a seguir:
1

Comece por ler as bases ou indicações detalhadamente com todas suas condições, ponto a ponto. Foque todo o seu trabalho sob essas condições e não o faça de outra forma. Só originará perda de tempo e a possibilidade de ser recusado.

2

Quanto à apresentação, será muito importante a limpeza, a ordem e a clareza. É fundamental para que seu projeto seja aceite e não recusado sem antes o ler. Preocupe-se com a numeração das páginas, a limpeza, a coerência dos pontos, entre em detalhes.

3

Além disso, cuide bem do estilo. Não é a mesma coisa se seu projeto é de caráter empresarial (isso implica seriedade e uma linguagem ajustada às circunstâncias) ou se vai apresentar uma candidatura para uma publicidade de algum produto infantil, por exemplo. Cuide do estilo e adapte-o às circunstâncias.

4

É muito importante também que seu projeto não tenha erros de ortografia. Isto mostrará pouco profissionalismo e uma falta de cultura geral, além de dar má impressão. Cuide desse aspecto e se tem dúvidas, consulte um corretor que como profissional dedicado integralmente a este trabalho, poderá ajudá-lo. Em caso de dificuldade, recomendamos consultar nosso artigo sobre como escrever sem erros ortográficos.

5

Faça com que seu projeto tenha um aspecto inicial agradável, porque não só o conteúdo tem importância, mas também a forma. Isto quer dizer que deve ser formal, mas com um mínimo de cor, alguma foto... Um aspecto adequado ao tipo de projeto de que se trata é que seja, especialmente, muito pessoal.

6

Além da teoria base, coloque exemplos para que todo o seu projeto fique bem claro. Como sempre, tenha em conta a finalidade do seu projeto, veja a quem vai ser dirigido e desta forma poderá adaptar às necessidades, mas bem explicado e claro.

7

Se realiza o projeto para alguma marca ou assinatura que possua logotipo, introduza-o. Isso irá torná-lo mais corporativo e contará com maior valor, especialmente para o receptor do projeto.

8

Seja muito positivo em sua redação. Tente sempre procurar palavras positivas e evitar as negativas. Este tipo de atitude gerará uma imagem e uma segurança que não conseguirá se for negativo e mostrar dúvidas. Não vacile ao expor suas ideias.

9

E da mesma forma, tenha uma atitude positiva consigo mesmo enquanto realiza o trabalho. Pense que tem muitas coisas para mostrar, que fará seu trabalho muito bem, de forma original porque cada um é uma pessoa especial e diferente. Tome isso sempre como uma atividade expressiva na qual expõe sua criatividade, pode sempre fazer de alguma maneira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como apresentar um projeto, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos
  • Reveja as regras de ortografia e gramática para redigir melhor.
  • Domine o tema sobre o qual vai expor em seu projeto.