Partilhar

Como aprender um idioma em três meses

Como aprender um idioma em três meses

Benny Lewis é um poliglota de Irlanda que, aos 21 anos, só falava inglês; na verdade, estava convencido de que jamais poderia aprender outro idioma, pois quando era mais novo tinha estudado alemão na escola sem obter bons resultados.No entanto, depois de se formar como engenheiro na faculdade, decidiu se mudar para Espanha e tentar aprender espanhol. Foi aí que ele entendeu que os métodos oferecidos pelas escolas de línguas para aprender um idioma não eram totalmente corretos e que, na verdade, é possível chegar a falar um idioma em três meses com métodos pouco convencionais.É verdade que usando o manual a seguir você cometerá erros de gramática, mas também poderá manter uma conversa no idioma que quiser, se seguir os conselhos criados pelo Benny no "Manual Do Superpoliglota". Se estiver interessado em conhecê-los, leia a seguir alguns deles:

Também lhe pode interessar: Como aprender dois idiomas ao mesmo tempo

Mude sua mentalidade de "desejo" para "necessidade"

Um dos erros mais comuns de todas as pessoas que querem aprender um idioma é, simplesmente, querer. Para poder conseguir o aprendizado, você deve precisar dele; por esse motivo é aconselhável fazer uma imersão completa no exterior. Apesar de não ser completamente necessário, é normal não aprender a falar uma língua a curto prazo quando usamos nosso idioma nativo com nossos amigos. Mentalize-se!

Estabeleça objetivos práticos a curto prazo

Comece a aprendizagem com pequenos objetivos realistas para que, ao consegui-los, você sinta progresso e realização. Pode aprender o vocabulário básico do francês (adjetivos de personalidade, cores, esportes, clima, automóveis...) em um mês, ou se propor a entender o que estão falando no rádio em francês daqui a 6 meses.Independente de seus propósitos... Faça que eles sejam realistas e que se adaptem à sua situação!

Não pense na dificuldade

Ao invés de pensar que o idioma desconhecido que você se propôs aprender é um inimigo que deve conquistar, pense nele como um amigo que você quer chegar a conhecer melhor. Seja qual for a língua que precisar, jamais pense em sua dificuldade; por exemplo, se você estiver estudando alemão explique para as pessoas porque você acha que ele é simples.

Fale desde o primeiro dia

Benny aconselha a comprar um pequeno livro de frases básicas de viagem no primeiro dia e usá-las, ainda que desconheça por completo o que está dizendo.Sim, durante os primeiros meses você vai errar, mas estes erros são uma parte natural do processo de aprendizagem. Você só deve aceitar que vai falar para errar, e lembrar que mesmo que isso aconteça, não impedirá você se de comunicar com outras pessoas em um idioma diferente.Desfaça-se do conceito de "estar preparado" e comece a falar imediatamente.

Crie uma estratégia

Trace, agora mesmo, a estratégia que vai seguir durante os próximos meses de aprendizagem. Pegue num caderninho e comece a organizar suas ideias. Lembre-se que aprender uma língua em 3 meses não é um objetivo alcançável se você não dispõe de tempo para o fazer.Portanto, faça um esquema claro do que você vai aprender cada mês e anote as finalidades no fim de cada um deles; por exemplo: "Fevereiro: entender o que dizem no rádio. Manter uma conversa de 5 minutos."

Escrever um diário

Porquê falar um idioma quando ele não é realmente necessário? No meu país todo mundo me entende! Se não puder viajar, crie um blogue na Internet para poder ter um controle de como vai sua melhoria. Você se sentirá obrigado a fazê-lo caso apareçam seguidores, e além disso fará redações todos os dias.

Imersão desde casa

Não precisa viajar para mergulhar completamente em um idioma. Para começar, mude o idioma do seu celular e de seu computador para aquele que deseja aprender.Existem centenas de páginas na Internet para fazer pequenos intercâmbios; ou seja, você pode combinar para tomar um café com uma garota inglesa, falar a primeira hora em português e, a segunda, em inglês.

Frustração inevitável

Benny não tenta mentir para nenhum usuário que compra seus livros ou que lê cada dia seu blogue pessoal. Inclusive, em seu manual para aprender a falar um idioma em 3 meses ele avisa da frustração que sofre ao tentar entender um idioma em poucas semanas.

Quer conhecer mais conselhos?

Se deseja conhecer mais conselhos, você pode comprar o livro clicando aqui.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender um idioma em três meses, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Lembre-se que o Benny se dedica a viajar e a aprender idiomas; se pergunte se você deseja aprender um idioma em três meses, se realmente pode alcançar este objetivo em sua situação atual e, principalmente, se deseja viver uma frustração tão forte durante as primeiras semanas de aprendizagem.

Escrever comentário sobre Como aprender um idioma em três meses

1 comentário
miqueias
ola bom dia como faço para aprender ingles em três meses
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Miqueias!

Siga os passos indicados no texto.

Como aprender um idioma em três meses
Como aprender um idioma em três meses

Voltar ao topo da página