Como aprender o sotaque gaúcho

Como aprender o sotaque gaúcho
Imagem: imaginacaostudios.blogspot.com

O sotaque da região Sul é um dos mais diferencias do Brasil, devido a sua cultura e origens da época de colonização. A forma de falar de um sulista possui diversas manias que englobam mudanças na gramática, pronúncia e expressões e que a diferenciam do restante do país. A fala de um gaúcho é tão particular que é reconhecida apenas de ouvi-lo falar!

Se você está curioso para saber como os nascidos e criados do sul do Brasil falam, quais as diferenças de outros sotaques marcantes e também como imitá-lo de forma correta, veja abaixo nossas dicas de como aprender o sotaque gaúcho.

Use o “tu” na gramática

Para falar o “gauchês”, uma das características mais marcantes é o famoso uso do “tu” e suas conjugações como “ti”, “teu”, “tua” e “contigo”. Ou seja, os gaúchos não falam “você”, e sim o “tu”. Mas conjugar corretamente os verbos é algo opcional e quase pouco usado pelos mais jovens. Ou seja, não há problemas em usar o pronome na segunda pessoa, mas conjugar o verbo na terceira. Exemplo: “tu é esperto”, em vez de “tu és esperto”. O mesmo vale para o uso do “vocês” no lugar do “vós”, que seria a forma correta pelas regras do português.

Capriche nas vogais

Na fala do gaúcho, as vogais são mais fortes e mais nasais do que os outros sotaques pelo Brasil. Ou seja, o “a” um som similar ao “âã”. Para explicar melhor, perceba que existem palavras que os gaúchos pronunciam como se houvessem mais de uma sílaba tônica.

Fale cantando

Outras características de pronúncia são a fala mais longa do final da palavra, em que as últimas vogais soam “arrastadas”, enquanto o início e meio da fala são rápidos. Isso acaba gerando a conhecida sensação de uma fala “cantada”. Ou seja, fala-se rápido mas carrega-se no final, de forma tônica, gerando ritmo de canção! Porto Alegre é bastante conhecido por esse mania.

Puxe o “R”

Ainda na pronúncia, é comum enrolar o “r”. É similar ao paulista, porém mais longo. A impressão é de que o “r” leva o som de vários “rrrr”. Se você é familiarizado com a língua espanhola, pode-se dizer que o som do “r” gaúcho lembra a de um espanhol.

Se expresse por gírias

Além de todos esse truques na fala, há ainda uma lista de gírias usadas pelos sulistas. Elas dão vida aos sentimentos e sensações que são difíceis de se expressar. Os mais famosos são: “bah!” (interjeição similar ao “puxa”, expressa que achou algo muito legal, ou nem um pouco legal); “tchê” (usada em qualquer situação como pronome de tratamento); “tri” (indica que algo é “muito legal”); “capaz” (interjeição que pode ser indignação, usado com “bah! capaz!” para expressar grandeza ou sozinho com diferentes significados como “imagina” ou “que coisa!”); "guri" (menino ou "guria" para menina).

Abuse das expressões locais

Além das gírias dos gaúchos - que são usadas como eles bem entendem, por isso a dificuldade de explicar onde se encaixam na fala - há também expressões locais, específicas de quem vive pela região. Aprender uma ou outra é essencial para imitar um gaúcho! Algumas expressões são: “aguentar o tirão” (aguentar uma situação difícil); “andar pelas caronas” (estar com dificuldades); “arrastar a asa” (estar afim, gostando, apaixonado); “botar os cachorros” (usar xingamentos); “é tiro dado e bugio deitado” (ter certeza de algo); “faceiro que nem guri de calça nova” (muito alegre, feliz); “índio velho” (“brother”, amigo, parceiro); “lamber a cria” (mimar os filhos); “largartar” (ficar de bobeira); “me caiu os butiá dos bolso” (surpresa, espanto, de boca aberta).

De onde veio o sotaque gaúcho?

É preciso conhecer um pouco de história sobre a região sul para entender de onde vem esse sotaque tão diferente! Esse jeito de falar teve origem com os colonizadores de variadas regiões de Portugal, como Porto, Lisboa e Alentejo. Cada grupo de portugueses falavam de um jeito, por características da área em que moravam. Além disso, os espanhóis também tiveram grande influência na criação do dialeto gaúcho. O resultado foram mudanças de peso na sonoridade, semântica e significados de palavras de quem conviva nessa região. Além disso, por ter diferentes grupos de influência, com jeitos distintos entre si, a região sul ganhou também sotaques que mudam entre regiões. Na divisa com a Argentina e o Uruguai, por exemplo, o sotaque gaúcho chega a lembrar a fala castelhana.

Imagem: wikipedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o sotaque gaúcho, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.