Aprender línguas estrangeiras

Como aprender dois idiomas ao mesmo tempo

Como aprender dois idiomas ao mesmo tempo

Para muitas pessoas, aprender dois idiomas ao mesmo tempo é um verdadeiro desafio, mas em muitos lugares do mundo, as pessoas vivem em contextos multilinguísticos. De acordo com Janet Werker, investigadora da Universidade British Columbia, o cérebro é perfeitamente capaz de alternar entre diferentes idiomas. Na verdade, o cérebro pode inclusive se beneficiar de certas características especiais quando aprende vários idiomas ao mesmo tempo.

Também lhe pode interessar: Como aprender Tâmil
Passos a seguir:
1

Escolha dois idiomas que não venham da mesma família linguística. Os idiomas que estão relacionados estreitamente podem ser confusos para aprender ao mesmo tempo, porque o vocabulário e as estruturas gramaticais são muito similares. Se escolher duas línguas muito diferentes, como alemão e árabe, será bem mais fácil mantê-las separadas em sua mente.

2

Comece a estudar uma língua várias semanas ou meses antes de começar a estudar a segunda língua. Quando já tiver os conhecimentos básicos do primeiro idioma, você se sentirá mais cômodo para aprender o segundo. Os estudantes aprendem idiomas de forma mais rápida depois de ter começado a estudar uma língua estrangeira.

3

Mantenha um registro escrito do vocabulário aprendido de cada idioma, e reveja-o com certa regularidade. Você pode fazer cartões de 3 x 5 cm e guardá-los com o vocabulário para cada idioma, em um arquivo de cartões com separador. Você também pode ter um caderno para cada idioma, e escrever novas palavras do vocabulário em cada caderno à medida que aprende. As revisões periódicas mantêm as palavras frescas na sua mente e ajudam a evitar confusões.

4

Tente manter uma conversa com falantes nativos de cada idioma. Com o objetivo de encontrar os matizes e a correta pronúncia das duas línguas, você deverá escutar os falantes nativos dessas línguas e tentar falar com eles. Se achar que uma língua influi na outra, escute com atenção os falantes nativos e peça comentários sobre sua pronúncia.

5

Aprenda sobre os países onde cada idioma é falado. Conforme você aprende sobre a cultura, a história e as pessoas envolvidas com um idioma, as expressões começam a fazer mais sentido e você sente o idioma de forma mais natural no dia a dia. Você também será capaz de manter melhor os dois idiomas separados em sua mente quando associar cada idioma com uma cultura e gente diferente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender dois idiomas ao mesmo tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Una-se a clubes de línguas estrangeiras para ter o apoio de outros que também estão aprendendo outros idiomas.
  • Tente visitar os países onde essas línguas são faladas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Digennari
Olá! Mto interessante! aparentemente concordamos em vários pontos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Digennari, muito obrigada pelo seu comentário e visita no site valeu :)
Daniel Blazeque
Existe um aplicativo para Android, e extensão do navegador google chrome que se chama Lingualy. Ele permite que você faça um banco de dados de todas as palavras que você aprendeu e todos os dias cria quiz para que você responda o significado da determinada palavra. Uma melhor forma de gravar
Como aprender dois idiomas ao mesmo tempo