Partilhar

Como aprender as definições de palavras rapidamente

A forma mais rápida de aprender uma nova palavra é escrevendo uma frase usando-a em um contexto adequado após procurar sua definição em um dicionário. A leitura da boa literatura ou da poesia é uma das melhores formas de aprender as definições das palavras rapidamente, já que as palavras são utilizadas de uma forma interessante e imaginativa, que as faz infinitamente memoráveis.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como aprender o sotaque mineiro
Passos a seguir:
1

Escreva uma lista. Esta deve conter 15 a 25 palavras que sejam desconhecidas. Procure as definições de cada palavra em um dicionário e anote-as. Escreva orações que contenham mais de seis palavras para cada uma e incluam a palavra em seu contexto correto. Por exemplo, se a lista contém a palavra "infame", significando de má reputação, escreva uma frase. Algo assim como: "O nome do bandoleiro era infame, inclusive nesta remota região". A seguir, escreva uma história, manchete de jornal ou um cartão postal que contenha todas as palavras em sua lista. Isto torna as palavras imediatamente interessantes e ajuda a memorizá-las.

2

Forme um grupo de estudo. A aprendizagem interativa é mais agradável que o estudo sozinho. Poderia, por exemplo, organizar uma sessão de estudo centrada nos adjetivos ao selecionar um livro que todo o mundo tenha lido ou um programa de televisão popular. Peça a cada pessoa que descreva uma personagem ou um evento usando tantos adjetivos quanto possível. Mantenha um dicionário à mão e dê uma caixa de bombons à pessoa que apresentar os adjetivos mais diferentes e imaginativos.

3

Explore a associações de palavras. A formação de imagens mentais e as associações ajudam a memorizar palavras. Por exemplo, poderia recordar o que a palavra "parcimônia" significa se for associada a alguém conhecido (seria igual à senhora que nunca lhe deu um presente de Natal, quando estava fazendo sua rota de papel). A palavra "melífluo" ficará na sua memória, se você pensar na menina da faculdade sexy com a voz sedosa de Marlene Dietrich. Trate de dividir as palavras em seus componentes. A palavra exorbitante, ou seja, excessivo, por exemplo, pode ser dividida em órbita e formiga. Visualize uma formiga entrando em órbita no espaço exterior, que é algo excessivo para uma formiga, para recordar o significado da palavra.

4

Leia livros e poemas. A leitura é uma das formas mais eficazes de aprender palavras novas, porque se convertem em fascinantes e significativas quando estamos absorvidos em um livro ou em um poema. Os estudantes memorizam uma palavra de forma rápida e sem esforço se considerar uma sequência de ação relacionada à vida. Os poetas e os autores utilizam palavras em múltiplas formas que ajudam os leitores a compreender a sutileza e o poder da linguagem. Um texto pode incluir as palavras que podem ser interpretadas de maneira literal e metafórica. Se um poeta escreve sobre árvores projetando sombras na paisagem, por exemplo, a palavra sombras também poderia sugerir uma sensação de tristeza e melancolia, sobretudo se o resto do poema transmite uma sensação de tristeza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender as definições de palavras rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como aprender as definições de palavras rapidamente

Voltar ao topo da página