Como anular um casamento

Como anular um casamento
Imagem: eduardoagnoletto.adv.br

Nem todo casamento é um conto de fadas como se imagina, uma hora ou outra o casal pode acabar tendo problemas que os levem a tomar a decisão de anular o casamento. Quando se decide por um divórcio o casal deve ter conhecimento de alguns fatos importantes e como proceder para conseguir de forma correta se divorciar. No umComo você vai então tirar as suas dúvidas sobre como anular um casamento.

Passos a seguir:
1

Para se anular um casamento deve-se iniciar um processo de nulidade de casamento que precisa ser feito por um advogado, esse processo terá como objetivo cancelar o vínculo matrimonial existente entre o casal que deseja se separar.

Anular um casamento não é um processo muito simples, pois a nossa lei possui vários obstáculos que acabam por vez dificultando um pouco essa separação.

Imagem: todahelohim.com
2

Quando se decide iniciar o processo de nulidade matrimonial, é preciso que seja feito um libelo, que é um histórico do casal que busca anular o casamento. Esse libelo deve conter informações como um histórico do casal, onde serão relatados fatos ocorridos na vida do casal, endereços, motivo pelo qual desejam anular o casamento e até indicações de pessoas como testemunhas.

Imagem: lunatenorio.jusbrasil.com.br
3

Uma avaliação do libelo é feita para verificar os motivos pelos quais se pede a anulação do casamento, e as testemunhas são nesse momento ouvidas. Esse processo pode levar algum tempo por ser um processo que precisa ser analisado com cautela e atenção, após o resultado da nulidade do casamento sair o processo ainda é passado para o poder do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação que é a parte responsável por realizar a homologação.

Imagem: advogadonojapao.com
4

Caso a situação seja mais complicada tendo uma das partes que não concorda com a anulação do casamento o processo ocorrerá como divórcio litigioso, nesse caso o juiz será responsável por decidir pela separação baseando-se nos fatos como:

  • Provar que houve danos ao outro no relacionamento.
  • Motivo da separação omitido pelo parceiro (a).
  • Maus-tratos ao conjugue.
  • Entre outros.

Assim o juiz ficará responsável por analisar os fatores que compõem o pedido de anulação do casamento e decidir por conceder ou não a nulidade.

5

Para obter a anulação do casamento no religioso os envolvidos devem primeiro passar pela nulidade do casamento civil, logo após o caso poderá ser encaminhado até o Tribunal Eclesiástico onde então será resolvida a anulação do casamento realizado no religioso.

Para se anular um casamento é importante que os dois lados estejam dispostos a realizar a anulação da melhor maneira possível, para que o processo seja então realizado da maneira mais pacifica.

Todo o processo gera um certo trabalho e custos, por isso é importante ter consciência que para realizar a anulação do casamento você terá um gasto extra no orçamento.

Imagem: cadenaser.com
6

Para que todo processo flua de maneira menos complicada procure um bom advogado e tente manter um acordo entre ambas as partes que estão no processo de anulação. Dessa maneira pode-se chegar a senso comum sem que haja maiores transtornos entre os envolvidos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como anular um casamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.