Partilhar

Como aliviar a cólica de um bebê

Por Sara Viega. Atualizado: 13 março 2018
Como aliviar a cólica de um bebê

Quantas vezes você ouviu dizer "está chorando porque dói a barriga", "chora porque está com cólica"...? Com certeza muitas vezes, já que todos os bebês têm formas diferentes de chorar se é por fome ou mal-estar, e ser pai é um mundo aparte.

As cólicas costumam aparecer durante as 6 primeiras semanas de vida e vão diminuindo pouco a pouco até que o bebê acaba de desenvolver os órgãos digestivos, desaparecendo o problema por volta das doze semanas de vida. Ver um bebê chorar sem saber o que fazer causa muita preocupação. Mas fique tranquila, a seguir contamos-lhe como aliviar a cólica de seu bebê. Tome nota!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como aliviar o soluço do bebê
Passos a seguir:
1

Pegue seu bebê deitado de bruços em cima de seus braços, de forma que uma das suas mãos fique em sua barriga e possa fazer uma massagem no abdômen com o dedo polegar da sua mão. Para acalmá-lo pode balançá-lo ao mesmo tempo que faz um movimento que ativa o esôfago e facilita a eliminação dos gases.

2

Você tem que evitar que ele chore, porque quando um bebê chora ingere ar e isso aumenta a criação de gás dentro do seu corpo, aumentando a dor abdominal.

3

Depois de permanecer um tempo deitado nesta posição, pode ser que o bebê se canse. É hora de colocá-lo em posição vertical, e ajudaremos assim a diminuir a acidez. Nesta posição você tem que conseguir que ele se acalme e durma.

4

Quando ele adormecer, você deve colocá-lo para dormir em sua cama, mas para evitar que a cólica volte tem que manter a sua barriga quente. Para isso pode usar um pedaço de lã, que deverá passar antes com o ferro e colocar rapidamente na barriga do seu bebê.

5

Outra forma de aliviar as cólicas do bebê é massageando a sua barriguinha com os polegares, faça uma massagem com movimentos circulares pelo sentido dos ponteiros do relógio.

Como aliviar a cólica de um bebê - Passo 5
Imagem: sante-medecine.commentcamarche.net
6

Deite o seu bebê de barriga para cima e empurre as suas pernas em direção ao abdômen, de maneira a comprimir a barriga do seu bebê. Outra opção para aliviar as cólicas é fazer movimentos de bicicleta com as suas pernas.

Imagem: johnsonsbaby.es
7

Siga estes passos todos os dias, tanto se o seu bebê apresenta cólicas como não. Verá que é uma forma fácil de acalmá-lo e relaxá-lo.

Dica: Confira também quais são os alimentos que causam gases no bebê nesse artigo

8

Nesta fase também é muito importante saber como acalmar um bebê e como limpar os genitais do seu bebê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a cólica de um bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Se as cólicas do seu bebê persistirem, deverá consultar o seu médico ou pediatra.
  • É importante que, depois de cada mamada, coloque o seu bebê para arrotar.

Escrever comentário sobre Como aliviar a cólica de um bebê

Como aliviar a cólica de um bebê
Imagem: johnsonsbaby.es
1 de 3
Como aliviar a cólica de um bebê

Voltar ao topo da página