Partilhar

Como alimentar um bebê de 1 ano

Por Paula Cassandra. Atualizado: 12 junho 2019
Como alimentar um bebê de 1 ano
Imagem: m.fanfiction.com.br

O leite materno é o alimento essencial para os bebês, mas a partir dos seis meses já é possível variar o cardápio. Quando chega a 1 ano de idade, a criança pode comer quase tudo. Mas para esclarecer as suas dívidas, o umComo.com.br vai mostrar como alimentar um bebê de 1 ano.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um bebê

Alimentação para bebês com 1 ano

A amamentação, que inicia logo após o parto, deve se estender pelo menos até os dois anos de idade, embora as mães que possam prolongar esse prazo devem fazê-lo. Isso porque o leite materno é o alimento mais completo que pode existir para uma criança.

Muitas vezes, mesmo com leite ainda as mães param de amamentar os seus filhos porque já estão mais grandinhos. Porém, especialistas afirmam que não existe problema algum em prolongar a amamentação, apenas benefícios.

Dessa forma, a criança terá um sistema imunológico ainda mais forte, estará menos propensa a doenças, alergias e outros problemas. No entanto, mesmo que o leite materno esteja presente quando a criança completar 1 ano é importante que a sua dieta possua outras fontes de nutrientes.

Caso a mãe não produza mais leite, ela pode dar ao bebê o leite integral do tipo A, sendo que as fórmulas infantis são necessárias apenas se o pediatra indicar. Outros derivados do leite também devem ser agregados ao cardápio, como queijo e iogurte natural.

Esses alimentos podem entrar no café da manhã e nos lanches entre as refeições. De manhã, a criança pode comer ainda mingaus e pães, inclusive, os integrais. Nos lanches, todas as frutas já são bem vindas, mas sempre picadas ou amassadas.

Como alimentar um bebê de 1 ano - Alimentação para bebês com 1 ano
Imagem: mamaeonline.com.br

Mais dicas para alimentar bebê de 1 ano

Na hora do almoço, como alimentar um bebê de 1 ano é simples, já que ele pode comer o mesmo que as outras pessoas da família, com a diferença que os seus alimentos devem ser cortados em pedaços bem pequenos.

Alguns alimentos podem ser ainda amassados, como os legumes cozidos. No entanto, para o bebê comer o mesmo que os demais é importante que as refeições sejam balanceadas, contendo variedade e opções saudáveis.

Isso vai ajudar a criança a adquirir bons hábitos alimentares desde pequena e ter uma saúde melhor, pois o cardápio com os alimentos nutritivos fortalece o sistema imunológico. No almoço, portanto, já é hora de acrescentar as hortaliças, com as quais é possível fazer ainda sopas saborosas.

Ovos inteiros, carne moída ou cortada, frango, carne de porco, fígado, peixes sem espinha, feijão e tofu são outras opções para complementar a dieta da criança de 1 ano. Quanto às bebidas, ela pode ingerir todos os tipos de suco, preferencialmente, naturais e sem açúcar.

Como alimentar um bebê de 1 ano - Mais dicas para alimentar bebê de 1 ano
Imagem: revistacrescer.globo.com

O que evitar

O que não é recomendado aos bebês é justamente aquilo que não é indicado a qualquer pessoa que deseja ter uma alimentação saudável. Assim, na hora de alimentar a criança de 1 ano, evite os temperos prontos, açúcar refinado e sal em excesso.

É melhor também se o bebê não comer frituras, fast-food, molhos prontos, embutidos e produtos industrializados como um todo, incluindo os doces, salgadinhos, chocolates, refrigerantes e sucos prontos de caixinha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um bebê de 1 ano, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como alimentar um bebê de 1 ano

Como alimentar um bebê de 1 ano
Imagem: m.fanfiction.com.br
Imagem: mamaeonline.com.br
Imagem: revistacrescer.globo.com
1 de 3
Como alimentar um bebê de 1 ano

Voltar ao topo da página