Partilhar

Como alimentar um bebê

Como alimentar um bebê

Para os recém-nascidos, a alimentação é primordial já que estão em uma época que têm de crescer muito e desenvolver toda sua musculatura e habilidades. Por isso a cada 2-4 horas precisam comer. Há algumas mães que decidem fazê-lo com o leite materno do peito e outras com a mamadeira. Esta decisão deve ser sempre acompanhada pelo consentimento do médico bem como a frequência de cada refeição do bebê. Nunca tome nenhuma decisão sem a consulta prévia do médico. Se você quer saber mais, veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como alimentar um bebê.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um bebê de 1 ano

O que devo dar ao meu bebê para alimentá-lo

Os recém-nascidos devem ser alimentados, sempre que seja possível, com leite materno. Aquelas mães que não possam amamentar seu filho, deverão consultar o pediatra sobre a melhor fórmula alternativa para alimentar o bebê, isto é, que fórmula comercial é a mais adequada em cada caso para preparar a mamadeira.

Para poder ir incorporando mais alimentos na dieta dos bebês, será necessária também a aprovação do médico.

Como prevenir problemas com os dentes

Para que o bebê não tenha problemas com os dentes novos, siga as recomendações a seguir:

  • Não lhe dê a mamadeira ninando-o com algo já que podem surgir cáries e inclusive infecções de ouvido.
  • Limpe sempre as gengivas do bebê após cada refeição. Faça-o com um pano úmido e que sobretudo esteja limpo.

O leite materno

O leite materno tem uma boa temperatura natural até cinco horas. Se tiver de o guardar para que outra pessoa dê ao seu bebê, então ponha-o na geladeira. Pode aguentar até cinco dias.

O leite materno recomenda-se muito a todos os bebês recém-nascidos a não ser que o médico diga o contrário. Mas esses bebês que se alimentam de leite materno devem tomar vitamina D em gotas desde os dois meses de seu nascimento. Antes de dar vitamina D ao bebê, pergunte ao médico quantas gotas são necessárias e se precisa de alguma outra vitamina ou proteína.

Como alimentar um bebê - O leite materno
Imagem: blogfiladelfia.com

Alimentação com fórmula

Se fez alguma fórmula de leite em pó e ficou mais de duas horas à temperatura ambiente, é provável que não esteja em bom estado e o melhor é jogar fora. Se preparar leite em pó, pode guardá-lo na geladeira durante um dia todo. Por outro lado, a fórmula feita com líquido concentrado pode ficar na geladeira durante 48 horas.

Como alimentar um bebê - Alimentação com fórmula
Imagem: prematuridade.com

Como alimentar o bebê

Quando alimentar o bebê, pegue-o sempre ao colo caso contrário ele pode engasgar, ter cárie ou inclusive um maior risco de infecções de ouvido. Além de tudo, se levá-lo no colo sempre criará uma maior ligação com o bebê. É importante que se acalme antes de pegar o bebê e de lhe dar de comer já que lhe pode transmitir seu nervosismo ou estresse.

Como alimentar um bebê - Como alimentar o bebê
Imagem: cozinhavapza.com.br

Dar alimentos sólidos

Os alimentos sólidos não podem ser dados aos bebês recém-nascidos. Ou seja, você pode dar ao seu bebê apenas leite materno ou leite em pó. Nada de cereais, purê, iogurte... já que ainda não estão preparados para isso. Normalmente os alimentos sólidos são dados aos bebês quando já têm aproximadamente uns 6 meses mas nunca o faça antes de perguntar ao seu médico.

Quanto o bebê deve comer

Os bebês são muito preparados e eles mesmos avisam você quando têm fome e quando estão cheios. Alimente-os entre 8 e 12 vezes ao dia dependendo de cada bebê, obviamente. Eles nem sempre têm a mesma fome de modo que não se surpreenda se às vezes comer mais e outras menos. A alimentação causa suas necessidades físicas e normalmente a realizam entre 6 e 8 vezes ao dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Recomenda-se dar leite materno aos bebês.
  • Dê-lhe leite materno até que o médico diga que lhe possa dar cereais e papinhas.

Escrever comentário sobre Como alimentar um bebê

Como alimentar um bebê
Imagem: blogfiladelfia.com
Imagem: prematuridade.com
Imagem: cozinhavapza.com.br
1 de 4
Como alimentar um bebê

Voltar ao topo da página