Dar de comer ao bebê

Como alimentar o meu bebê com colher

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como alimentar o meu bebê com colher

O primeiro ano de vida de seu bebê é cheio de mudanças, e todas ocorrem de uma forma acelerada. Assim, seu filho passará do leite materno ou da mamadeira para alimentos com texturas e sabores completamente novos, e o fará como uma criança crescida, sentado à mesa com papai e mamãe e usando a colher. Mas, no início pode ocorrer rejeição. Assim, em umComo.com.br, disponibilizamos algumas dicas para que saiba como alimentar o seu bebê com colher e fazê-lo aceitar essa nova fase rapidamente.

Passos a seguir:

1

Assim como em relação a todas as mudanças que seu bebê tem experimentado, esta deve ocorrer de forma gradual. Tudo é muito novo, e é difícil a adaptação de um dia para o outro, não só ao uso da colher como também aos alimentos, textura, sabor etc.

2

Compre uma colher de aprendizagem para tornar a transição mais fácil. Recomendam-se as de silicone de tipo flexível, que permitem maior mobilidade e apresentam uma forma e textura que ajudarão o bebê a se acostumar rápido.

Como alimentar o meu bebê com colher - Passo 2
Imagem: submarino.com.br
3

Um pouco antes de iniciar a substituição da mamadeira ou do seio pela colher, faça com que seu filho se familiarize com o objeto, ponha-o perto de seus brinquedos, inclusive pode brincar enquanto se alimenta, para que associe este elemento à comida.

4

O processo gradual é o ideal, portanto, após a mamadeira, lhe ofereça um pouco de papinha de fruta com a colher, deixe-o experimentar o novo objeto, mas caso ele recuse não insista muito. É melhor tentar na próxima refeição.

5

Assim como na transição do seio para a mamadeira, é importante que você não tente inicialmente alimentar o bebê com colher quando ele estiver com muita fome, pois poderia ficar irritado se não conseguir comer o que deseja. Tente sempre alguns instantes antes ou depois da hora habitual.

6

Se o bebê recusar a colher, você deve ser paciente, não devendo, entretanto, forçá-lo, uma vez que tal fato criará uma tensão em torno da alimentação, um padrão que você não deve permitir que seja gerado de forma alguma em seus filhos.

7

O processo é novo, por isso não encha a colher com muito alimento no início. Coloque só um pouco e aproxime a colher da boca do bebê esperando que ele absorva a comida. É normal o bebê recusar ou expelir o alimento, ele deve ser acostumado a esta nova forma de comer.

8

Uma vez que se tenha acostumado, você poderá passar às colheres para as crianças com mais experiência, contendo mais alimento, sendo que posteriormente a criança poderá manipulá-la sozinha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar o meu bebê com colher, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • Embora seja algo que você já saberá, não custa alertá-la da necessidade de ter paciência durante cada mudança. Tudo é novo para eles e pode demorar algum tempo para que se habituem.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: submarino.com.br
1 de 2
Como alimentar o meu bebê com colher