Como ajudar uma criança distraída

Como ajudar uma criança distraída

Sente que o seu filho se distrai com facilidade? Seu professor contou que nas aulas ele não se concentra? Então é provável que seu filho sofra de um problema de falta de atenção que pode afetar o seu rendimento escolar e, no geral, a sua aprendizagem. É um problema que deve levar muito a sério porque condicionará o seu desenvolvimento pessoal e deverá trabalhar junto a seus tutores para estabelecer estratégias e hábitos que sirvam para acabar com este comportamento e evitar que continue. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como ajudar uma criança distraída.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que tem de fazer é definir o problema de falta de atenção do seu filho, há muitas formas de se desconcentrar e assim poderá fixar os objetivos a atingir. Se o seu filho não ouve você ou não é capaz de ler e seguir instruções previamente estabelecidas, no final o que vai acontecer é que não terá nem ideia do que está pedindo. Neste caso, é possível que com o passar do tempo tenha acabado por acumular uma grande quantidade de dúvidas e desconhecimento consideráveis. Terá que ajudá-lo a atualizar-se e ser o seu apoio sem julgar em nenhum momento.

2

Também é possível que seu filho se precipite a resolver as tarefas sem realmente compreender porquê nem como. Para o ajudar com este particular comportamento distraído, terá que pôr em prática técnicas de estudo que o professor recomendar. Se não compreender o que se está fazendo, continuará sem nunca conseguir resolver este tipo de questões, ou talvez só as memorize sem assimilar. No seguinte artigo pode ver alguns Exercícios para melhorar a atenção em crianças.

Outra das circunstâncias que podem ocorrer é que saiba resolver qualquer questão, mas se distraia e não termine. Se este é o caso, terá que averiguar o que é que distrai o seu filho, talvez tenha algum problema que o preocupa, algo que o inquiete... As crianças são como esponjas e absorvem toda a energia do meio, fale com ele e encontre a causa das suas constantes distrações.

3

Seu filho pode se distrair porque se aborrece ou inclusive está desmotivado. Terá que avaliar a origem e resolvê-la de forma imediata. Fale com seus colegas, com seu professor e observe-o para encontrar a causa. Se finalmente precisa de apoio de qualquer tipo, dê. Terá também que fixar metas que possam ser atingidas e conforme forem conseguidas, premiar seus sucessos. Recompense seu filho com elogios e com pequenos prêmios (como um sistema de pontos) que sirvam como estímulo. Se deseja ajudar seu filho a ser menos distraído, por exemplo, é recomendável que faça a lição depois de certo esforço físico. Quando há problemas de concentração, faça com que desgaste energia física com brincadeiras ou com algum esporte que goste.

4

Outros hábitos que ajudarão você a romper com essa atitude distraída é habituá-lo a repetir em voz alta o que deve fazer, é como se se estivesse dando ordens. Ainda que pareça um ato sem importância, o fato de dizer o que deve fazer implica recordar, seguir cada passo e atingir objetivos.

Uma forma amena e visual de ajudar uma criança distraída é pendurando papéis com mensagens ou desenhos que indiquem o que tem que fazer. Outro hábito que pode ensinar é a dividir as tarefas em fases, e assim pode avaliar aos poucos o seu desempenho. Além disso, será mais simples cumprir pequenos passos e tudo parecerá possível.

5

Se deseja ajudar seu filho com o seu comportamento distraído também pode recorrer a certos jogos. Há muitos que potencializam a atenção e a concentração, no final tudo é factível com um pouco de treinamento e paciência. Os jogos de cartões de memória, os de casais, os de descobrir elementos escondidos, os de procurar diferenças entre imagens, perguntas com várias alternativas de resposta, jogos com personagens de papel com história de fundo, desenhar silhuetas com pontos, ordenar cartões por sequências...As opções são muitas e serão um ótimo recurso para melhorar a atenção do seu filho.

Além disso, aconselhamos que você consulte o artigo Como melhorar a concentração das crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar uma criança distraída, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.