Partilhar

Como ajudar o meu filho a melhorar sua memória

Imagem: pequepolis.com

A memória é fundamental para o processo de aprendizagem do seu filho. Aprenderá, fixará conhecimentos e lembrará o aprendido a vida toda. É muito importante cultivar, treinar e cuidar da memória durante toda a vida, por isso deve-se começar desde pequeno. Quando falo de memória não me refiro apenas ao processo de inserir, registrar, armazenar e recuperar a informação tanto auditiva quanto visual que se incorpora em sua mente, conseguindo reter e reproduzir experiências. Refiro-me também a gravar lembranças, constituindo-se de emoções. Por isso é tão importante ajudar o seu filho a melhorar sua memória através de atividades divertidas para ele.

Passos a seguir:
1

Com contos. Escolham um conto que seu filho goste e leia para ele com uma linguagem simples, imitando as vozes das personagens para exercitar sua imaginação. Quando acabar de ler o conto para ele, pergunte o que ele lembra do conto e de que parte gostou mais. Com sua ajuda, lembre-o dos pontos mais importantes do conto de forma estruturada.

2

Com canções. Memorizar canções é bom para sua memória. Desde que as crianças nascem, os pais cantam canções que elas vão aprendendo. Esta é uma boa técnica para inventar divertidas estrofes e que seu filho memorize. No começo pode ser de forma simples, com informações que sejam familiares para a criança, e, à medida que vão crescendo, aumentar a dificuldade, como os dias da semana ou o alfabeto para os pequenos.

3

Brinquedos. Se seu filho for pequeno, os brinquedos com sons são adequados. Você pode ajudar seu filho a memorizar que som escutam pressionando a tecla adequada à sua ordem. Além disso, também há brinquedos que emitem sons e cores preparadas para a memorização.

4

Repetição. Repetir as coisas para as crianças ajuda-lhes a lembrar. De modo que, se quiser que ela lembre as regras do jogo, o caminho de casa, para que serve algo em particular, repita-o e que ela repita para você. Um tempo depois torne a perguntar a ele para saber se ele lembra.

5

Objetos da casa. Você pode ajudar seu filho a melhorar sua memória com objetos da casa. Por exemplo, pegue vários objetos da casa, mostre-lhe, esconda em algum lugar da casa para que ele encontre todos. Deve lembrar o que são e quantos são para poder encontrar todos. Outro modo seria que a criança pegasse alguns objetos da casa e desse para você, então se anotam em um papel e a criança deve devolvê-los ao mesmo lugar sem errar. Para dar emoção a este jogo, pode-se fazer contando o tempo.

6

Lembrar pequenas coisas. Lembrar nomes de familiares ou colegas da escola, lembrar o número de telefone, o nome da rua são algumas ideias. Também fazer listas de frutas, verduras ou o que você quiser e ir incorporando dois ou três elementos cada dia até que a lista seja longa e ver quantos nomes ela lembra.

7

Aproveite situações. Você pode aproveitar qualquer momento para potencializar a memória, por exemplo, com uma ida ao zoológico, diga a ela que preste atenção nos animais e depois vá mencionando-os para saber se ela se lembra. Ou quando forem ao supermercado, se seu filho já tiver mais idade, peça a ele que vá buscar pão e que lembre em que corredor está.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o meu filho a melhorar sua memória, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ajudar o meu filho a melhorar sua memória

1 comentário
Josiane
meu filho esta com dificuldade pra se concentrar... como faço para descubrir se e pra chamar atencao ou é defict de atencao
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Josiane, pode conferir quais são os sintomas do deficit de atenção aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-detectar-o-deficit-de-atencao-3438.html

Imagem: pequepolis.com

Voltar ao topo da página