Partilhar

Como ajudar o meu filho a estudar para prova

Por Sara Viega. Atualizado: 8 julho 2019
Imagem: padredennis.com

Quando os filhos estão em épocas de provas, independentemente da idade, podem sofrer de estresse, nervosismo e, inclusive, ansiedade. Quando isto ocorre, a convivência pode se tornar difícil já que se sentem mais irritáveis. Por esse motivo, é importante ajudá-lo a estudar melhor para suas provas sem o pressionar, mas com algumas orientações adequadas para que se sinta seguro naquilo que está aprendendo e, dessa forma, tenha confiança em si mesmo. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-la sobre como ajudar seu filho a estudar para prova.

Também lhe pode interessar: Como ajudar meu filho a fazer amigos

Mostre confiança

Mostre confiança nas capacidades de seu filho antes da prova mas não seja desmedida, já que ele poderá sentir que domina a situação, o que não será verdade. Confie em sua capacidade de aprendizagem e faça-o entender que deve se esforçar para obter boas notas.

O nervosismo

O nervosismo pode ser muito traiçoeiro e, ainda que tenha passado horas e horas estudando, ele poderá causar um bloqueio mental no momento de fazer o exame. Imagine a frustração que o seu filho poderá sentir após estudar tanto e em seguida ser reprovado em virtude de um momento ruim. O medo do fracasso ou da decepção pode ter consequências. Portanto, devemos confiar em suas possibilidades e fazê-lo se empenhar sem pensar só no resultado, mas naquilo que está aprendendo.

O estresse pode ser controlado

O estresse dentro dos níveis toleráveis não é algo negativo, já que, ao saber controlá-lo, pode ser positivo para que enfrentemos adequadamente as situações que geram nervosismo. O estresse é uma resposta do corpo em alerta: o coração acelera e ele bombeia rápido, fazendo com que mais sangue seja enviado ao cérebro e aumentado a capacidade de reação.

Ensine seu filho a lidar com este estresse para que ele não afete o estudo ou o momento da prova. Deste modo, sua memória e concentração não perderão a capacidade.

Estudar com tempo

Para que não ocorra o estresse de última hora, é adequado que lhe explique a melhor forma para evitar a situação, ou seja, ter aprendido a matéria estudando um pouco a cada dia e não deixar para estudar tudo quando estiver chegando o momento de fazer a prova.

Para isso, deve estudar ao longo das matérias para que, quando chegar o momento da prova, não tenha que estudar, e sim apenas repassar aqueles conhecimentos que já tinha adquirido.

Conselhos de estudo

Para que seu filho possa estudar melhor para suas provas é adequado que tenham em conta que:

  • Deverá preparar a prova desde o primeiro dia.
  • Planejar seu estudo tendo uma rotina diária.
  • Descansar adequadamente e dormir bem.
  • Cuidar de sua alimentação.
  • Deve descansar a mente. Tão importante quanto estudar, é fazer alguma atividade para desligar. O exercício físico é um bom exemplo para aliviar o corpo e a mente.

Inspire-se: 41 frases de motivação para estudar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o meu filho a estudar para prova, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ajudar o meu filho a estudar para prova

Imagem: padredennis.com

Voltar ao topo da página