Partilhar

Como ajudar o bebê a sentar sozinho

Por Ana Lopes. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como ajudar o bebê a sentar sozinho

Todas as mães ficam ansiosas pelo dia em que, como em um passe de mágica, seus filhos estarão mais espertos e mais independentes. E isso não é diferente quando o assunto é a independência e desenvolvimento dos bebês. Considerando que sentar dependa muito da maturação neurológica, os pequenos podem ser estimulados a partir dos 4 meses de vida e estarão desenvolvendo a atividade de maneira natural até os 8 meses. É uma tarefa que requer tempo e paciência. Não obstante, em umComo.com.br, serão mostradas maneiras para que a mamãe ajude o bebê a sustentar o peso da cabeça, manter os braços enrijecidos, coluna ereta e bem mais independente. Continue lendo e descubra como ajudar o bebê a sentar sozinho.

Também lhe pode interessar: Como ajudar meu bebê a arrotar

Estimule essa nova habilidade

Não vamos sair colocando os pequenos sentados no chão, sozinhos, a qualquer custo. É importante que essa habilidade seja trabalhada aos poucos e, quando você der por si, seu filho não precisará mais da sua ajuda para manter-se sentado.

Se tiver receio de colá-lo no chão, por ainda ser muito novinho, comece a estimulá-lo colocando-o sentado no seu colo, de frente para você e segurando-o pelas axilas. Assim, ele ficará com a cabeça solta e começará a sentir a necessidade de sustentá-la. Não vale colocá-lo sentado de costas para você, com o seu tronco sustentando a cabeça dele. É preciso deixá-lo sem apoio para que ele se esforce e consiga manter-se equilibrado sozinho.

Depois, comece a colocá-lo para brincar no chão. Mas, rodeado de almofadas e sobre um piso coberto com um cobertor ou aqueles tapetes fofinhos próprios para crianças. Assim, estimularemos o desenvolvimento da habilidade e cuidaremos para que nenhum acidente aconteça. Coloque almofadas que sustentem as costas, as laterias do corpo e as perninhas do pequeno. Se preferir, coloque algumas almofadas na frente também, mas sem limitar muito os movimentos da criança, de modo a evitar, apenas, que ele caia para trás ou para frente.

Existem várias opções de materiais, almofadas e brinquedos disponíveis no mercado para te auxiliar nessa conquista. Mas, outra sugestão, é colocar o bebê de bruços no chão (coberto com algum material macio, claro) e chamar a atenção dele com algum brinquedo ou barulho. Ele se esforçará para levantar a cabeça, o que garantirá o trabalho da musculatura do pescoço e a sustentação e controle da cabeça.

Como ajudar o bebê a sentar sozinho - Estimule essa nova habilidade

Quando deve se preocupar

É natural que algumas crianças se desenvolvam com mais rapidez que outras. O tempo de aprendizado é relativo. No entanto, se até os 10 meses, o bebê não estiver conseguindo se sentar e/ou manter a cabeça ereta, converse com seu pediatra. Uma vez que o equilíbrio da cabeça e sustentação do pescoço são essenciais para as tarefas que hão de vir com o tempo: sentar, engatinhar, andar e ficar de pé. Bebês que demonstram muita dificuldade para fazer algumas atividades comuns para a idade podem ter algum atraso neurológico e devem ser cuidados com carinho e zelo.

Os bebês nascidos prematuramente e os mais gordinhos terão uma dificuldade maior nessa atividade. Mas, devem ser estimulados da mesma maneira e podem até ter alguma ajuda dos pais, de maneira que não comprometa a individualidade do processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o bebê a sentar sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ajudar o bebê a sentar sozinho

Como ajudar o bebê a sentar sozinho
1 de 2
Como ajudar o bebê a sentar sozinho

Voltar ao topo da página