Partilhar

Como ajudar o bebê a engatinhar

Como ajudar o bebê a engatinhar

O engatinhar é uma fase no desenvolvimento físico do bebê que costuma aparecer a partir dos 9 meses, ainda que em alguns bebês possa aparecer mais cedo e por isso, não há que se preocupar. Também não há que se preocupar se seu bebê não chega a engatinhar, pois existe a possibilidade de que seu bebê passe à etapa de caminhar diretamente, sem passar pela fase de engatinhar É bom estimular, mas nunca obrigar os bebês e, claro, respeitar seu próprio ritmo e desenvolvimento. Em umComo explicamos a você como ajudar o bebê a engatinhar.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu bebê a engatinhar
Passos a seguir:
1

Para ajudar seu bebê a engatinhar é importante que esta atividade seja adquirida como uma brincadeira. Por exemplo, pode colocá-lo de bruços, de quatro, e segurá-lo pela cintura. Outra pessoa pode ajudar você pondo-se em frente a ele mostrando um brinquedo que goste. Verá como de forma automática seu bebê vai tentar pegá-lo. Pouco a pouco, deverá pôr brinquedos mais longe para que tente se deslocar até eles, e você sempre segurando a cintura e o ajudando, sobretudo no princípio, a mover as pernas.

2

Outra forma para ajudar o bebê a engatinhar é fortalecer seus braços. Os braços e as pernas são fundamentais para desenvolver o engatinhar, e com muitos bebês o que acontece é que não têm muito força nos braços e por isso caem. Para fortalecer os seus braços, também pode colocá-lo de bruços de tal forma que o peso fique distribuído entre as pernas e os braços e aos poucos, pegue as pernas no ar, a postura se chama "carrinho de mão" e ele terá que manter o equilíbrio com a ajuda de seus bracinhos.

3

Outro exercício que pode fazer é pôr-lhe um travesseiro embaixo de sua barriga e pôr seu bebê em cima do travesseiro de bruços. Na frente, pode pôr um brinquedo que goste muito e se for sonoro melhor para que seu bebê fique habituado a estar nessa postura. Com o brinquedo, custará muito menos conseguir isso porque estará mais entretido e não chorará. Com este exercício, também fortalecerá muito o pescoço, algo fundamental para engatinhar.

4

Continuemos brincando! Pode colocar o seu bebê em posição de bruços e quando notar que já se segura nesta postura e que tem equilíbrio perfeitamente, pode estimulá-lo colocando obstáculos como um travesseiro ou almofadas em seu caminho para ver como se desvia. No princípio, é provável que não possa fazer muito e que esbarre com eles, mas verá como aos poucos, é capaz de se desviar e deixá-los de lado. Verá que será um avanço incrível!

5

Também podem brincar de "pega-pega", este jogo é muito apropriado quando seu bebê já está começando a engatinhar, ainda que não o domine completamente. Consiste em que seu papai ou sua mamãe também se coloca de quatro e se esconde, de tal maneira que seu bebê terá que procurar você e se deslocar sozinho pela casa para encontrar você e você também se moverá na mesma postura que ele. Quando encontrar você, deve manifestar alegria pelo esforço que seu bebê acaba de realizar. Outra alternativa desta mesma brincadeira é correr também engatinhando, e pegar seu bebê. Verá como os risos estão garantidos!

6

Em umComo pode ver mais conselhos sobre Como ensinar seu bebê a engatinhar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o bebê a engatinhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ajudar o bebê a engatinhar

Como ajudar o bebê a engatinhar
Como ajudar o bebê a engatinhar

Voltar ao topo da página