Partilhar

Como ajudar meu filho com as tarefas escolares

Imagem: reynareal.com

Se seu filho está em idade escolar seguramente terá tarefas escolares durante a semana. Você sabe como ajudá-lo a fazer suas tarefas de forma adequada? Com uma série de medidas você perceberá que poderá ajudar a que ele mesmo adquira um bom hábito de estudo. Isto não significa fazer você os deveres, significa guiá-lo para que aprenda a fazê-los sozinho. Por isso em umComo.com.br queremos te dar conselhos sobre como ajudar seu filho com as tarefas da escola.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu filho comer bem
Passos a seguir:
1

Ele deve ter um canto estabelecido onde possa estudar sem distrações. Deve ter boa iluminação. A televisão ou brincar não podem estar no tempo de fazer os deveres. É importante que seu filho se concentre e por isso qualquer estímulo deve ser afastado.

2

A mesa de estudo e a cadeira devem ter um tamanho adequado à sua estatura e ele deve ficar com as costas retas e uma boa postura para evitar dores.

3

Seu canto de estudo deve ficar estabelecido sempre no mesmo lugar para poder criar um bom hábito, do contrário pode ser que ele não se acostume a fazer os deveres tranquilo.

4

As tarefas da escola são de responsabilidade do seu filho e não sua, sendo importantíssimo ter isto bem claro e mesmo que você o oriente, é ele quem deve ficar encarregado de planejar seu tempo e de anotar em sua agenda as tarefas que deve realizar durante a semana.

5

Ele deve ter sempre presente que se não anotar os deveres porque não quer fazê-los, isto terá consequências. Isto deve ser explicado pacientemente para que ele não o tome como uma ameaça ou um castigo.

6

Você deve ter uma boa comunicação com os professores de seu(sua) filho(a), quem deve saber que vocês estão sempre em contato para poder acompanhar sua evolução na escola.

7

É adequado que ele faça as tarefas escolares em um horário determinado e sempre o mesmo, deste modo incorporará os deveres à sua rotina diária.

8

Seu filho deve ser consciente de que as tarefas escolares não o isentam de modo algum de outras responsabilidades que tenha no lar, como fazer sua cama ou tirar o lixo, por exemplo.

9

É importante que ele tenha um bom descanso à noite e que não esteja sobrecarregado de atividades escolares que possam deixá-lo estressado ou cansado demais.

10

Se ele não tiver deveres, para inculcar o hábito ele deve utilizar o tempo de estudo para fazer outras coisas produtivas para um crescimento interior como ler, adiantar tarefas, fazer trabalhos manuais, armar um quebra-cabeças, etc.

11

Lembre-se de elogiar seus avanços e ajudá-lo como um guia e como um orientador. Fazer os deveres dele é um grave erro, ele deve fazê-lo por si próprio, mesmo que erre. Ensine-lhe que o erro é o nosso melhor mestre, até porque dá a chance de tentar novamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar meu filho com as tarefas escolares, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ajudar meu filho com as tarefas escolares

Imagem: reynareal.com

Voltar ao topo da página