Partilhar

Como ajudar as crianças a ter confiança em si próprias

A confiança em nós próprios é uma das caraterísticas básicas que devemos desenvolver se queremos sobreviver da melhor maneira no mundo que nos rodeia. Acreditar em nós próprios, nos nosso projetos e sonhos, mantem-nos vivos e cheios de felicidade. Desde crianças é necessário sermos educados sob esta perspectiva ou filosofia vital, para que possamos desenvolver a nossa própria personalidade, a nossa capacidade de decidir segundo os nossos princípios e de nos desenvolvermos sob a nossa escolhas pessoais. Em umComo.com.br explicamos-lhe como ajudar as crianças a ter confiança em si próprias e conseguirem a sua plena autonomia.

Passos a seguir:
1

Desde pequeninos as crianças devem ser tratadas como pessoas independentes, pessoas que embora no princípio possam depender dos seus pais, não são parte deles. As crianças devem saber que os seus pais os estão a ajudar a crescer e a melhorar, e que lhes darão todo o amor necessário, mas que eles são pessoas autônomas e cada um tem a sua função.

2

Da mesma forma, é necessário que desde bem pequenas as crianças tenham responsabilidades próprias da sua idade: as suas tarefas da escola, atividades extra-curriculares, manter a seu quarto em ordem e tudo quanto seja necessário, de acordo com a sua idade. São tarefas que devem desenvolver sempre por sua conta. Desta forma saberão diferenciar a sua vida da dos seus pais e começarão a adquirir a sua própria autonomia.

3

Para ajudar as crianças a terem confiança em si próprias, é necessário que desde pequenas tenham a opção de decidir em alguns aspetos. É importante que se sintam seguras, úteis e com capacidade para tomar decisões.

4

O relacionar-se com outras crianças de forma autônoma e independente, sem os seus pais à volta, é outra opção que lhes ajudará a aumentar a confiança em si próprios. Criar relações e laços exteriores aos familiares irá ajudar-lhes a crescer como pessoas.

5

Um ambiente cheio de amor e carinho fará com que eles cresçam com segurança, com alegria e felicidade, o qual é necessário para que a criança se sinta bem, segura e com confiança em si própria.

6

Elogiar todas as suas boas ações, agradecer as coisas que façam de coração e fazer-lhes ver que fazer as coisas bem irá enchê-los de segurança e de confiança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar as crianças a ter confiança em si próprias, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Faça-os autônomos desde pequeninos.
  • Não lhes crie dependências a nada.
  • Ensine-os a afirmar-se por aquilo que são.

Escrever comentário sobre Como ajudar as crianças a ter confiança em si próprias

Voltar ao topo da página