Como ajudar as crianças a aumentarem o seu vocabulário

Como ajudar as crianças a aumentarem o seu vocabulário

Na época infantil, o ser humano encontra-se em constante desenvolvimento em todas as facetas da sua vida. A linguagem nesta época também sofre alterações e geralmente aumenta e progride, adquirindo hábitos e formas que irão moldar a personalidade da criança e lhe permitirá comunicar com os diferentes interlocutores. É essencial dar a oportunidade de a criança adquirir uma linguagem rica e variada, o que fará com que a sua comunicação seja mais aberta, melhor e consolidada em qualquer contexto. Para isso, é necessário ajudar as crianças a enriquecerem a sua linguagem desde pequenas e a aprenderem palavras novas. Em umComo.com.br explicamos-lhe como ajudar as crianças a aumentar o seu vocabulário.

Passos a seguir:
1

Para ajudar uma criança a aumentar o seu vocabulário, é essencial colocá-la em contato direto com a língua e com o ato comunicativo para que encontre barreiras nas palavras desconhecidas. A leitura, televisão própria para a sua idade, jogos em grupo com outras crianças em que devem falar são os meios mais apropriados para colocar o seu plano em ação.

2

Quando as crianças se deparam com as palavras desconhecidas, para lhes explicar o significado e para que as memorizem, uma boa estratégia é dramatizar, ter expressão corporal e assim interpretar o significado da palavras. Desta forma ficará gravada na sua memória e não se esquecerão.

3

Através de objetos também é possível aproximar a criança da linguagem e da ampliação do seu vocabulário. Mostre-lhes um objeto que represente uma determinada palavra, isso ajudará a que memorizem a palavra.

4

Os jogos de palavras também ajudarão a aprender e a se divertirem ao mesmo tempo. Criar palavras que comecem com uma determinada letra, fazer rimas, palavras encadeadas, etc.

5

A leitura de contos ou qualquer outro tipo de livros por eles mesmos ou pelos pais incentivará a audição de palavras novas que que chamarão a sua atenção e que podem ser descobertas através do seu contexto.

6

As fotos e desenhos também fazem com que a criança adquira conceitos novos e que os aprenda de forma rápida e mecânica.

7

Leve-os para situações em que tenham que falar e se expressar, desta forma podem pôr em prática o seu vocabulário e pedirão ajuda quando não se conseguirem expressar, aprendendo palavras novas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar as crianças a aumentarem o seu vocabulário, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Faça com que pratiquem atividades divertidas e em que tenham de falar.
  • Os contos infantis são muito interessantes e podem aprender muito vocabulário através dos mesmos.
  • Faça-os ler e que contem o que leram, ajuda a comunicarem e a aumentarem o seu vocabulário.