Partilhar

Como agir no primeiro dia de aula

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como agir no primeiro dia de aula
Imagem: languagescanada.ca

Na volta às aulas, alguns alunos podem se sentir preocupados em saber como agir no primeiro dia de aula. Para ajudar a manter a calma nesse momento, o umComo.com.br traz algumas dicas para deixar qualquer aluno confiante no retorno aos bancos escolares.

Também lhe pode interessar: Como prestar atenção na aula

Desafios do primeiro dia de aula

A volta às aulas pode ser diferente para cada estudante, o que depende de diferentes fatores. Se ele estiver indo para uma nova escola, os desafios podem parecer maiores, mas alunos que seguem na mesma instituição também podem se sentir intimidados no primeiro dia. Já quando a dúvida é sobre como agir no primeiro dia de aula depois das férias no meio do ano, os desafios giram em torno, principalmente, de conseguir retomar o ritmo dos estudos.

Porém, independente da situação que você se encontra, ou mesmo se estiver passando por um momento que não foi citado, a verdade é que saber como agir no primeiro dia de aula é muito mais simples do que se imagina. A primeira dica é agir como se fosse qualquer outro dia. Quem anda ansioso por esse momento deve evitar pensar a todo o momento nisso, o que apenas vai ajudar a aumentar a ansiedade. O melhor é aproveitar os últimos dias de férias.

Quem estiver ingressando em uma nova escola não deve pensar nos problemas que vai enfrentar, ou que pensa que podem acontecer, o ideal é encarar de forma positiva. Isto é, pensar em todas as novas experiências que terá em um ambiente novo, o que apenas tem a fortalecer o seu caráter. Quando as pessoas se deparam com situações novas elas se tornam mais resistentes a todos os desafios que a vida ainda vai impor.

Como agir no primeiro dia de aula - Desafios do primeiro dia de aula
Imagem: nwfs.com.cn

Dicas para o primeiro dia de aula

Por mais que os alunos que seguem na mesma escola estejam animados em reencontrar os colegas e contar as novidades, é preciso segurar a ansiedade e lembrar que ainda existirão meses de aula pela frente e que, por isso, não precisa acontecer tudo no mesmo dia. Pensando dessa forma, fica mais fácil de saber agir no primeiro dia de aula, sem perder de vista que dentro da sala é preciso ter foco nos estudos e que o melhor momento de conversar com os colegas é nos intervalos.

Quando é o primeiro dia de aula com um novo professor, uma dica aos alunos é que eles não o recebam com preconceitos. Mesmo que você tenha ouvido que ele é um professor chato e meticuloso, dê a ele a chance de mostrar que os outros podem estar errados. É sempre importante ter uma opinião própria. De qualquer forma, vale ainda lembrar que existem diferentes perfis de professores e que nem sempre o que parecem mais bacanas são os melhores educadores.

Outra dica que serve para qualquer aluno que estiver em seu primeiro dia de aula é manter-se estimulado e aberto aos novos conhecimentos. Mesmo quem acha ruim ter que ir à escola deve sentir-se afortunado, pois no Brasil não são todas as pessoas que possuem a oportunidade de sentar nos bancos escolares para aprender sobre os mais diversos assuntos e ampliar os seus horizontes.

Como agir no primeiro dia de aula - Dicas para o primeiro dia de aula
Imagem: msnoticias.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir no primeiro dia de aula, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como agir no primeiro dia de aula

Como agir no primeiro dia de aula
Imagem: languagescanada.ca
Imagem: nwfs.com.cn
Imagem: msnoticias.com.br
1 de 3
Como agir no primeiro dia de aula

Voltar ao topo da página