
A mamadeira é um elemento que devemos cuidar com especial atenção, já que está em contato direto e constante com a boca do nosso bebê. Por este motivo, é imprescindível limpar a mamadeira corretamente, assim como esterilizar e substituir o bico da mamadeira com frequência para prevenir infecções e outros problemas de saúde. Por isso, em umComo explicamos a você com que frequência deve trocar as mamadeiras.
Tipos de mamadeiras
Em primeiro lugar, é importante referir que o material de fabricação das mamadeiras pode fazer variar a frequência de substituição por uma nova. Deste modo, na hora de escolher a mamadeira do nosso bebê, deveremos considerar este fator e escolher a que melhor se adapte ao nosso caso:
- Mamadeira de vidro / de plástico
- Bico de borracha / de silicone / de látex
Deste modo, poderá optar por qualquer combinação destes materiais ou inclusive outros para configurar assim a mamadeira mais adequada a cada bebê.
Como saber quando deve trocar a mamadeira
É fundamental revisar constantemente o estado da mamadeira do nosso pequeno, para garantir que esteja em perfeitas condições e não signifique nenhum tipo de risco para o bebê. Geralmente, os especialistas afirmam que os bicos das mamadeiras devem ser substituídos a cada 2 ou 3 meses no máximo.
No entanto, pode ser necessário trocar antes se se deterioraram ou, em algum caso, podem inclusive durar mais. Deste modo existem sinais que podem ajudar a saber quando é conveniente ou totalmente necessário trocar a mamadeira ou pelo menos o bico por um novo:
- O leite não sai corretamente, ou o jato é excessivo porque o buraco ficou muito grande.
- Bicos com textura pegajosa ou que mudaram de cor.
- Deformações ou rachaduras nos bicos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência devo trocar as mamadeiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.