Cigarra cantando é sinal de chuva?

Cigarra cantando é sinal de chuva?

O conhecimento popular, o saber das ruas e da vida cotidiana certas vezes se valem de mitos e crenças para justificar fenômenos da vida real. Foi assim que foi constituída a mitologia e é assim que muitas pessoas explicam coisas simples. No entanto, existem algumas crenças fortes que parecem ter grande precisão. Uma delas é que o canto da cigarra é um prenúncio de chuvas e tempestades.

Porém, é preciso checar essa informação para ver se isso é verdade e também precisamos entender de onde veio esse saber popular. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, vamos saber se de fato Cigarra cantando é sinal de chuva e se existe alguma coisa que comprove esse conhecimento. Continue lendo para entender mais sobre os sinais que a natureza dá pra fenômenos naturais.

Cigarra cantando é sinal de chuva?

Depende. A questão é que não obrigatoriamente choverá quando as cigarras cantarem, mas as cigarras costumam começar a cantar o seu irritante barulho em épocas do ano que são mais permeadas por precipitação. Isso acontece porque especificamente na primavera e no verão é que esses animais iniciam a sua reprodução. Por se tratarem das épocas de mais chuvas no nosso país, é natural que a associação entre chuvas e cantos e cigarros seja feita, mas ela não é uma necessariedade.1

Portanto, a cigarra canta em épocas de chuva, mas não é um anúncio de que a chuva vem. Elas fazem isso pra atraírem outras cigarras para a reprodução, sendo que isso não vem de um pressentimento que elas tem. Portanto, é em épocas úmidas que as cigarras se reproduzem e a cantoria é normal. Curioso é que o canto das cigarras pode ser ouvido a mil metros de distância, som impensável para um animal que possui menos de um centímetro em média.

Leia também: De onde vem a água da chuva?

Cigarra cantando - o que significa?

Como dito acima, a sinfonia que as cigarras iniciam a partir de setembro é uma relação com o período reprodutivo desse animal. Os machos começam a soltar o canto e as fêmeas seguem-no para as copas das árvores, onde eles se reproduzem. Após alguns poucos dias, os machos em fase adulta morrem e as fêmeas morrem também pouco depois de colocar os ovos.

Isso acontece porque os insetos são animais muito frágeis e que possuem tempo médio de vida adulta que não passa de um mês. Assim, as cigarras vivem por muito tempo no subterrâneo, chamada fase de desenvolvimento ninfal. Posteriormente, esses animais saem dessa fase e vão para o ambiente externo, quando se reproduzem e morrem. O canto da cigarra significa, portanto, que as cigarras saíram de sua fase ninfal e que agora irão se reproduzir para a continuidade de sua espécie.

Sinais de chuva

Vento

Se você mora no Brasil, existem algumas dicas para saber se vai chover através do vento. A primeira é descobrir se o vento vem do sul ou do norte. Se vem do Sul, é provável que venha chuva por aí. Se o vento vem do leste e do sul (portanto, do Atlântico Sul), é provável que a chuva esteja vindo. Se o vento for instável, ou seja, se as folhas das árvores farfalharem de cima para baixo, mais um indicativo de precipitação futura.

Observação das nuvens

É claro que as nuvens sempre serão sinal de chuva já que, afinal, não existe precipitação sem nuvens. Porém, é importante perceber que existem algumas nuvens que estão diretamente ligadas com precipitação, como a Cumulonimbus, aquelas nuvens negras que são grandes e geralmente vêm com forte ventania. Essas são responsáveis pelas turbulências de aeronaves e pelas grandes tempestades no mundo. Existem outras nuvens que não indicam chuva, como aquelas mais altas que costumam ficar no céu durante a manhã. Portanto, fique atento ao tamanho e a cor da nuvem, que se junto com o vento, podem indicar certeza de chuva. Leia nosso artigo Tipos de nuvens para conhecer melhor esse assunto.

Reprodução das moscas

Tal como a reprodução das cigarras, as moscas se reproduzem mais comumente no início das épocas de chuva, como a primavera e o verão. Por isso, a crescente população de moscas é um sinal da chegada das chuvas, especialmente das varejeiras, que são moscas carregadas de ovos. Esse é mais um dos sinais da chuva e da época de chuva no Brasil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cigarra cantando é sinal de chuva?, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Referências

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1340810-5598,00-BARULHO+DAS+CIGARRAS+MARCA+INICIO+DA+PRIMAVERA+EM+BELO+HORIZONTE.html