Causas da dor nos mamilos

Causas da dor nos mamilos

A dor nos mamilos é algo que as mulheres costumam sofrer várias vezes ao longo da sua vida, mas também é uma doença que os homens podem sofrer em algum momento. No caso do sexo feminino, esta doença aparece com frequência devido às múltiplas mudanças hormonais experimentadas em etapas como a puberdade, a gravidez, o período de amamentação e a menopausa. Para obter mais informação a este respeito e saber as causas da dor nos mamilos, em umComo.com.br preparamos o seguinte artigo onde mostramos as causas mais comuns.

Passos a seguir:
1

As mulheres passam por importantes mudanças hormonais em muitas etapas da sua vida e estas são as responsáveis, em muitos casos, pelo aparecimento da dor nos bicos dos seios e seios, bem como por uma maior sensibilidade na área. Começando pela etapa inicial, a puberdade, quando as mamas começam a se desenvolver e crescer, os seios estão bem mais sensíveis e este processo pode dar lugar a graves incômodos, os quais desaparecerão uma vez finalizado o seu desenvolvimento. Caso a dor persista ou seja insuportável, deve-se consultar um médico de imediato.

2

Outra etapa em que as mulheres costumam sentir dores nos mamilos é na gravidez. Durante esses meses, o corpo começa a preparar-se para o parto e ocorrem mudanças importantes como, por exemplo, o espessamento do útero e o aumento das mamas, já que os tecidos destes se preparam para a produção de leite. Assim, ocorre um aumento da produção de hormônios como estrogênio e progesterona; e todas estas variações são as que podem provocar sensibilidade, dor e endurecimento dos mamilos e seios.

Por isso, a dor nos mamilos é também um sintoma frequente durante o período de lactação. Neste caso, os incômodos podem ser acentuados devido à sucção do bebê e aos seios estarem bem mais sensíveis do que o habitual. Nesta etapa, além disso, é muito frequente a mastite, a inflamação da glândula mamária que ocorre quando a secreção de leite não flui de forma adequada e fica acumulada. Esta condição provoca sintomas como dores, inchaço, vermelhidão e hipersensibilidade.

3

Apesar de ser a causa mais frequente, não são só as mudanças hormonais que podem provocar as dores nos mamilos. Há outros fatores que desencadeiam este tipo de incômodo como, por exemplo, uma estimulação excessiva nos encontros íntimos. Os mamilos e as auréolas são áreas muito sensíveis dos seios e uma estimulação manual ou bucal excessiva ou feita de forma brusca, pode resultar em sentir dores em algumas ocasiões. Para evitar isto, é fundamental ser consciente da sensibilidade da área e controlar completamente o ritmo da estimulação tentando que seja sempre suave e pausada.

4

Durante os períodos de temperaturas baixas, os mamilos podem ficar ressentidos e provocar leves incômodos. É por isso que em climas de frio extremo recomenda-se o uso de sutiãs acolchoados, agasalhar-se bem e cuidar da pele hidratando-a profundamente para evitar ressecar. No seguinte artigo você pode ver conselhos úteis sobre Como proteger a pele do frio.

Da mesma forma, é importante hidratar a pele do corpo, incluindo a dos mamilos, durante todo o ano para evitar ressecar e que apareçam irritações que poderiam acabar provocando alguns incômodos.

5

Há pessoas muito sensíveis a determinados tipos de tecidos, por isso é possível que o tecido da roupa íntima ou das camisetas também possa desencadear a irritação dos mamilos e, portanto, a sensação dolorosa. Neste caso, prefira roupa de tecidos naturais como o algodão e evite usar aquelas de tecidos sintéticos.

Também pode ocorrer uma dermatite de contato e originar dor, irritação e vermelhidão nos mamilos por fazer uso de algum produto cosmético ou gel de banho que seja agressivo para a sua pele.

6

Depois de um traumatismo ou pancada na área dos seios, é normal sentir dores nos mamilos e que toda essa parte fique ressentida. Se, em consequência aparecer um hematoma, houver sangramento ou as dores forem muito graves, deve-se ir ao médico com urgência para realizar as revisões e exames oportunos.

7

Ainda que em muito poucos casos a dor nos mamilos seja um sintoma claro de câncer de mama, é fundamental revisar a aparência das mamas para observar se existem mudanças significativas em sua forma ou se são encontrados nódulos ao apalpá-las. Se assim for, deve-se consultar o ginecologista imediatamente para confirmar ou descartar esta doença. Não se esqueça da importância de realizar autoexame de seios em casa e de realizar os exames ginecológicos periodicamente.

Dica: Descubra também a resposta. Coceira no bico da mama, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da dor nos mamilos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.