Partilhar

Benefícios de se ter um diário

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios de se ter um diário
Imagem: alticizilisozler.com

Numa era de tanta tecnologia, redes sociais e blogs, se expressar não é uma dificuldade. Ainda mais no caso das redes sociais, onde as pessoas podem escrever cada pensamento leviano que passa por suas cabeças, e o fazem. Mas não é este o mérito que iremos entrar neste artigo, vamos apenas nos limitar a falar sobre os benefícios de se ter um diário. Sim, um bom e velho diário onde podemos escrever tudo o que pensamos, sem que necessariamente se torne público cada um dos nossos pensamentos, desejos, erros e acertos, enfim, nossos passeios do cotidiano.

Também lhe pode interessar: Como escrever um relato de viagem

O hábito de escrever

O hábito de se escrever num diário é muito antigo, há relatos de que estes hábitos já eram mantidos no século X, no Japão e alguns deles, no decorrer da história, se tornaram muito famosos. Como é o caso do diário de Annie Frank que escrevia em forma de carta para sua amiga imaginária durante a perseguição nazista na Alemanha.

Escrevendo se alivia o estresse

Por acaso existe uma ampla pesquisa realizada sobre o assunto, formulada pelo instituto de Avanços no Tratamento Psiquiátrico mas neste aparato vamos nos contentar com um olhar mais amplo da questão. Afinal, como escrever pode aliviar o estresse?

Durante o cotidiano nós somos bombardeados por diversas informações, que podem ser em maior ou menor quantidade dependendo do nosso ofício. O nosso cérebro, na maior parte do tempo, acaba por eliminar grande parte dessas informações; atravessar a rua, olhar para os dois lados, hora de entrar, hora de sair, lembrar de fazer as compras, de ligar para aquele amigo e de terminar aquele projeto. Acabamos por ignorar a maior parte dessas invasões mas querendo ou não, elas possuem grande influência sobre o nosso estado mental e quando nos fazem pensar demais, acaba por nos deixar em estado de estresse.

O fato de ter que relembrar parte dessas informações e ter de as colocar num papel pode parecer mais estressante ainda, mas é nessa atitude que está a chave da seleção. É neste momento em que podemos separar aquilo que importa do que não importa, é no diário que colocamos a nossa resenha do dia e se pararmos para analisar, muita das vezes as frases tratam dos nossos sentimentos, da forma como nos sentimos. É o nosso psicólogo pessoal. Ao colocar no papel a forma como nos sentimos, podemos olhar com outros olhos, não os olhos de quem sente e sim de quem lê e de quem vê aquilo que realmente importa. Nos ajuda a organizar o pensamento e manter o foco.

Ajuda a despertar a criatividade

O hábito de escrever diariamente também pode ajudar a fomentar a nossa criatividade, que em outras palavras ou palavras mais bem colocadas podemos entender como capacidade de criação na escrita. No começo pode ser um pouco difícil pra quem pretende se expressar da melhor forma possível mas a escrita, assim como a leitura e talvez assim como qualquer coisa melhora com o tempo e a prática.

Escrever um diário fortalece a memória

Já demos uma pincelada neste benefício proporcionado pelo hábito de se escrever num diário quando falamos sobre a melhora que este proporciona nas nossas situações de estresse. Isso acontece pelo fato de termos de relembrar as passagens cotidianas.

No umComo temos um artigo sobre como melhorar a concentração que sem querer aborda o tema de forma mais abrangente, afinal, a concentração e a memória possuem fortes ligações.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de se ter um diário, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Benefícios de se ter um diário

Benefícios de se ter um diário
Imagem: alticizilisozler.com
Benefícios de se ter um diário

Voltar ao topo da página