Melhorar a memória

As melhores técnicas de estudo e memorização - simples e eficazes!

 
Lucas Baptista
Por Lucas Baptista. Atualizado: 8 abril 2019
As melhores técnicas de estudo e memorização - simples e eficazes!

Certamente você já deve ter estudado durante horas para aprender algum tipo de conteúdo e, sem perceber, não aprendeu absolutamente nada. Dá raiva, não é mesmo? É que tem um truque aí. Não importa a quantidade de assuntos ou textos que você leia, o que importa mesmo é a qualidade do que você estuda. Ou seja, você precisa aprender a aprender. E, claro, ter uma boa disciplina de horários e respeitar as técnicas que deve seguir. Além de tudo, você deve ter certeza de que o que está lendo é o que precisa estudar. Isso porque é comum pessoas estudarem um monte de coisas e, ao final, verem que não era nada disso que precisavam. Mas não se preocupe, com repetição, calma e foco, após ler este artigo do umCOMO sobre as melhores técnicas de estudo e memorização, você vai melhorar muito.

Também lhe pode interessar: Técnicas de memorização

Índice

  1. Técnicas de memorização para concursos
  2. Método de memorização Renato Alves
  3. Tecnicas de fichamento

Técnicas de memorização para concursos

Fazer resumo

A primeira e uma das melhores técnicas de memorização é a do resumo. É maneira eficiente de gravar qualquer conteúdo que você recebe durante o dia, pois ela obriga o seu cérebro a processar a informação e faz com que você simplifique tudo o que recebeu, ou seja, enxuga o conteúdo de maneira que você vai reconhecer aquilo depois.

Veja também alguns alimentos que ajudam a melhorar a memória

Para chegar a esse objetivo, os resumos tem que ser pequenos, com trechos transcritos em papeis, de maneira que você entenda quando for reler aquilo. Faça isso a cada dois ou três dias. Vai te ajudar bastante e serve como técnica de estudo de provas como o ENEM, por exemplo, que tem muita matéria e você deve dividir cada uma em seu tempo de estudo no dia a dia.

Fazer simulado

Fazer simulado é o que os cursinhos chamam de melhor técnica de estudo para o vestibular. Se liga aí, vestibulando: sem dúvida você precisa desafiar o seu cérebro. Tudo o que você rala para estudar não pode ser em vão, ou seja, é necessário fazer exercícios para que ele entenda que deve guardar informações importantes em lugares acessíveis para ele. Nessa, ela não esquece. Portanto se mate um pouco aí de treinar os conteúdos que estão sendo vistos e revistos no seu dia. Separe cada assunto e cada segmento de matéria. Na hora da prova, seja feliz por ter lembrado tudo.

Explique para você mesmo o que está aprendendo

A maneira de auto explicar o que aprendeu é fenomenal. É que você tira seu cérebro da zona de conforto e o obriga transformar informações em conhecimento. Então, de forma básica, converse com você mesmo, fale alto e ouça sua voz te dando uma aula. Não vá sair lendo o conteúdo gritando, porque não adianta de nada. O negócio é ler do seu jeito mesmo, estudar tudo bonitinho e depois se dar uma aula, como se estivesse falando com alguém - o que também é bom, pois te ajuda a memorizar ainda mais.

As melhores técnicas de estudo e memorização - simples e eficazes! -  Técnicas de memorização para concursos

Método de memorização Renato Alves

Para quem não sabe, Renato Alves é um recordista brasileiro de memorização e o primeiro brasileiro a receber uma homologação oficial com o título de melhor memória do Brasil, pelo Guiness Book. Mas ele não parou por aí. Como sempre focou no trabalho com a memória, resolveu ensinar algumas técnicas de memorização:

A técnica dos cards

Criada na década de 1970 pelo alemão Sebastian Leitner, a técnica consiste em recortar pequenos cartões e escrever de um lado a pergunta e do outro a resposta - ao aprender idiomas dá para fazer uma palavra e a tradução do outro lado, por exemplo. Claro que você pode adaptar tudo, contando que esteja ciente do que está decorando ou memorizando. Disso, você pode tirar frases, dados, fórmulas matemáticas, passagens bíblicas ou de livros ou qualquer que seja o tema que está estudando.

Organize os cartões em caixas. Uma para as que você errar, outra para as que você acerta e uma, óbviamente, para guardar seus cards. Revise diariamente cada uma das caixas e foque nas que você está errando. Conforme você for decorando (seja sincero com você, se não memorizou completamente, permaneça tentando) vá descartando e partindo para as mais difíceis. Essa é uma das técnicas de memorização mais eficientes que existem por ser uma repetição sistematizada e, com isso, o cérebro é estimulado a assimilar a pergunta com a resposta de maneira automática.

Faça uma revisão toda semana

Essa é simples e qualquer escola ou cursinho repassa de maneira massiva. É chato, mas dá certo. Todo o conteúdo que você anotar, seja no papel ou em cards, obrigatoriamente terá que ter um dia na semana para ser relido. Você mesmo pode escolher o dia e se organizar para isso. Feito isso, reveja todas as matérias possíveis que estudou e faça isso durante três ou quatro meses. O professor Renato Alves sugere que seja aos sábados, pois é um dia em que você está mais tranquilo para ver todo o material que viu durante a semana.

A técnica estimula a recordação semanal e forma memória de longa duração. Se você está naquele pique de fazer maratona de vestibulares e simulados, ela funciona bem. Treine sua memória com elas, o cérebro agradece.

 

As melhores técnicas de estudo e memorização - simples e eficazes! - Método de memorização Renato Alves

Tecnicas de fichamento

Já acabou de estudar tudo isso e testou as técnicas de memorização acima? Então comece a técnica do fichamento. Eficiente na memorização de conteúdo, ela consiste em pegar todo o material estudado e fazer uma síntese. Com tudo organizado, o estudante vai separar, nomes, ideias, histórias, etc. Daí ele vai separar tudo isso em palavras-chave, resumindo o que aprendeu. Claro, escolha direito, porque essas palavras é que vão te ajudar a relembrar coisas dentro de textos gigantescos.

Veja também: Como organizar o tempo para estudar

As melhores técnicas de estudo e memorização - simples e eficazes! - Tecnicas de fichamento

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores técnicas de estudo e memorização - simples e eficazes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
As melhores técnicas de estudo e memorização - simples e eficazes!