Partilhar

As melhores dicas para redação do ENEM

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 27 maio 2019
As melhores dicas para redação do ENEM

A prova do ENEM é um dos mais importantes vestibulares do país, já que ela é unificada e permite que o estudante entre em diferentes cursos e universidades através do SISU, outros programas que oferecem vagas em universidades e até faculdades particulares. A prova é composta por 180 questões de múltipla escolha, com pesos diferentes e uma nota que pode variar a cada ano e a redação, que vale 1000 pontos e é fator decisivo para a maioria dos processos seletivos. Para te dar uma força na hora dos estudos, o umCOMO reuniu as melhores dicas para redação do ENEM 2019.

Também lhe pode interessar: 10 temas que podem cair na redação do ENEM

Como fazer a redação ENEM - Passo a passo

A redação do ENEM é conhecida por ser um texto dissertativo-argumentativo, onde além de problematizar um tema e argumentar, o escritor também deve apresentar uma solução concisa para o problema - tudo isso fazendo um bom uso da língua portuguesa, sem cometer erros de gramática e ortografia.

Tamanho e estrutura da Redação do ENEM

A folha de redação oficial do ENEM tem 30 linhas e você não deve ultrapassar esses limites. No dia da prova, você receberá uma folha de rascunho onde pode escrever o esboço do texto a lápis antes de passar para a folha oficial em caneta. Com 30 linhas disponíveis, a estrutura tradicional dos textos costuma ser de 4 parágrafos:

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Desenvolvimento
  4. Conclusão

1. Introdução

  • Comece o texto apresentando o tema. Imagine que as pessoas que estão lendo não sabem que você já recebeu um tema antes. Portanto, introduza esse tema logo no começo.
  • Encare a introdução como a base para a sua argumentação nos próximos parágrafos.
  • Uma boa dica de introdução ao tema é encontrar algum gancho ou contextualizá-lo com o momento atual. Conecte o tema com assuntos relacionados que farão sentido ao decorrer do texto.
  • Citar acontecimentos para contextualizar é sempre válido para começar o texto. No entanto, não use referências abstratas como "Desde a antiguidade", "Nos primórdios". Se você não tem certeza sobre o fato ou data, não use-o.
  • Para enriquecer a introdução e contextualizá-la ao mesmo tempo, utilize algum fato histórico e compare com a situação atual.

2. Desenvolvimento (1)

  • Um caminho conhecido e bem visto pelos avaliadores nestes momento é problematizar a situação. Com uma boa escrita, explique porque o tema é um impasse.
  • Nessa hora você já pode começar a usar os seus argumentos que explicam o problema da situação.
  • Enriqueça esses argumentos com as informações oferecidas pela própria prova e com aquilo que você sabe, tem certeza de que está certo e faz sentido naquele momento.
  • Seja coeso, utilize fatos que façam sentido com a ideia defendida.

3. Desenvolvimento (2)

  • Agora que você já argumentou a gravidade do problema, explique porque ele não é tão simples de ser resolvido. Nessa hora também vale fazer o uso de fatos e dados apresentados pela própria redação ou notícias impactantes e recentes.
  • As conjunções e conectivos são uma boa sugestão para começar o parágrafo ou até mesmo conectar uma informação à outra. Cuidado com o uso excessivo e indevido do 'que'.
  • Separe o argumento mais forte de todos para usar nesse parágrafo, por último.

4. Conclusão

  • Resuma de forma concisa todas as ideias abordadas no texto e, mais uma vez, reforce o seu ponto de vista sutilmente.
  • Antes de começar a escrever, é importante que você já tenha pensado em uma solução para esse problema proposto e como sugeri-la.
  • Assim, proponha a sua sugestão de melhoria de uma maneira lógica, coerente e bem fundamentada.
  • Ao escrever a sua proposta de solução, tente responder: o que? Como? Quem? Para quem? Como você sabe que isso vai funcionar?

5. Título

O título é opcional em uma redação do ENEM. Mas, se ele for bem escrito pode chamar a atenção do avaliador. Se você decidir fazer o título, uma sugestão é apresentá-lo de uma maneira que reafirme o tema e dê a opinião do autor ao mesmo tempo. Um bom exemplo, que já funcionou em uma redação do ENEM é: "Capitalismo e infância: uma mistura doentia".

As melhores dicas para redação do ENEM - Como fazer a redação ENEM - Passo a passo

Dicas para uma excelente redação

Texto dissertativo argumentativo

  • É preciso defender sua ideia com fatos bem fundamentados e ainda tentar formar a opinião do leitor através do ponto de vista defendido. Entretanto, evite expor seus fundamentos avisando com palavras como 'argumento', por exemplo. Seja sutil na sua tentativa de convencer os avaliadores através das palavras.
  • Aproveite para utilizar conceitos de outras áreas do conhecimento, mas só faça isso se eles fizerem sentido naquele momento.
  • Demonstre que o seu conhecimento vai além das informações fornecias pela questão.
  • Só fale sobre aquilo que tiver certeza e for bem fundamentado.
  • Utilize dados, estatísticas e citações.

Progressão do texto

A dissertação deve fluir naturalmente e ter uma leitura agradável e articulada. Para conseguir esse efeito, uma dica é organizar as ideias e os argumentos que você vai defender em tópicos antes de começar a escrever. Conforme você escrever, você vai riscando essas ideias da sua lista.

Leitura complementar: Como usar citações para redação

Gramática

  • Tenha toda a atenção do mundo com a conjugação dos verbos, pontuação e ortografia. Esteja com a gramática afiada e evite escrever palavras que você não tem certeza se estão certas.
  • Utilize os recursos que a língua portuguesa oferecer para conectar informações. Faça usp de conjunções e advérbios corretamente.

Principais conjunções

As conjunções são um excelente recurso para conectar as ideias, mostrar que você domina a língua positiva e ainda deixar a leitura mais fluida. As principais conjunções são (existem muito mais):

  • Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto...
  • Aditivas: e, nem, mas também...
  • Alternativas: ou, ora, já, quer...
  • Explicativas: pois, que, porque (aprenda a diferença entre porque e por que)
  • Condicionais: se, desde que, caso, contanto que...
  • Comparativas: assim como, da mesma maneira...

Tema proposto

Fuga do tema proposto pode resultar em nota zero. Para evitar isso, sublinhe o tema e escreva-o em outros lugares do rascunho para que você se lembre disso. Quando você estiver desenvolvendo o texto releia sempre e preste atenção se você continua dentro do tema.

Para evitar surpresas, é sempre bom dar uma sondada sobre os possíveis temas da redação do ENEM. Pensando nisso. o umCOMO preparou uma lista dos temas que podem cair na redação do ENEM 2019.

Tempo de prova

Quando estudar para o ENEM, é essencial planejar o tempo que você usará para escrever a redação. A prova do ENEM é planejada para que o texto seja escrito em 1 hora. Quem deve administrar o tempo é você, inclusive escolher se vale mais a pena escrever a redação no início ou no final da prova. De qualquer forma, quando estiver treinando a redação, sempre contabilize o tempo e considere o tempo de rascunho.

Dica: Acesse também esse artigo que explica como passar no ENEM chutando.

Redações nota 1000 no ENEM e redações corrigidas

Uma das maneiras mais populares de estudar para a redação do ENEM, além de praticar muito, é ler as redações antigas corrigidas que já tiraram a nota máxima e perceber o que faz elas serem ideais para a prova do ENEM. Você consegue encontrar muitas delas disponíveis online.

Com base em dicas do próprio ENEM e nas redações que tiraram nota máxima, uma redação nota 1000 no ENEM deve apresentar os seguintes aspectos:

  • Domínio na língua formal escrita sem cometer erros.
  • Compreender bem o tema enunciado e discorrer as ideias em estrutura de texto dissertativo-argumentativo.
  • Ser coerente na defesa do seu ponto de vista.
  • Usar corretamente os recursos linguísticos da língua portuguesa e usá-los como ferramentas na boa argumentação.
  • Oferecer uma solução que faça sentido para o problema apresentado no tema e respeitar os direitos humanos.

Ansioso? Saiba como calcular a nota do ENEM.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores dicas para redação do ENEM, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre As melhores dicas para redação do ENEM

As melhores dicas para redação do ENEM
1 de 2
As melhores dicas para redação do ENEM

Voltar ao topo da página