Artérias e veias

Artérias e veias
Imagem: slideplayer.com.br

O sistema circulatório está composto pelo coração e alguns canais que transportam o sangue através do nosso organismo. É dos que não sabe explicar a diferença entre artérias e veias? Não se preocupe! É uma dúvida muito habitual, por isso neste artigo de umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, qual é a diferença entre artérias e veias.

O que são as artérias?

As artérias realizam rapidamente o transporte de sangue para todos os tecidos do nosso organismo. Levam às células todo o oxigênio que vem dos pulmões para que possam funcionar.

Estão formadas por três tipos de tecidos, dependendo da zona da camada da artéria: as camadas externas estão formadas por tecido conectivo, as camadas que se encontram na zona intermediária se compõem de músculo liso e, as internas, que estão em contato com o sangue, se formam por tecido endotelial.

O que são as veias?

A estrutura das veias é similar à das artérias mas com musculatura mais frágil. Por este motivo, as veias são mais flexíveis que as artérias. Sabia que podem chegar a se dilatar quando transportam muito sangue?

Qual é a diferença entre artérias e veias?

Para saber qual é a diferença entre veias e artérias é necessário conhecer que principalmente as artérias são as responsáveis por transportar o sangue com oxigênio pelo corpo, desde o coração até aos tecidos que o compõem. Por outro lado as veias levam sangue com pouco oxigênio, mas que é composto de dióxido de carbono, a partir desses tecidos para o coração.

Sempre há uma exceção que confirma a regra: as artérias e as veias pulmonares trabalham de forma contrária. Estas artérias carecem de oxigênio e transportam sangue do coração até aos pulmões; as veias com sangue repletas de oxigênio têm como origem os pulmões e como destino o coração.

Existe outra diferença interessante entre artérias e veias. Você sabia que todas as pessoas têm uma disposição das artérias parecida? Sim, as artérias estão situadas em lugares similares em diferentes corpos. Por outro lado, as veias podem ser localizadas de formas muito diferentes. Quando nos tiram sangue ou quando doamos, quando precisamos de uma injeção ou de soro, isso é feito diretamente nas veias porque elas se contraem menos que as artérias e são mais fáceis de ver através da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Artérias e veias, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.