9 hábitos para ser mais inteligente

9 hábitos para ser mais inteligente

Não há dúvida de que a inteligência é uma qualidade muito valorizada em nossa sociedade, por isso somos muitos os que perseguimos o hábito de aumentar e melhorar não só o nosso conhecimento ou cultura, como também a nossa capacidade de resposta intelectual e emocional a todos os desafios que nos propõem no dia a dia. A inteligência é definida como sendo a faculdade com a qual a nossa mente conta para aprender e entender os conhecimentos, para raciocinar e tomar decisões de forma correta, por isso tudo o que fazemos em nosso dia a dia conta e muito! Quer se destacar um pouco mais por sua inteligência? Continue lendo porque neste artigo de umComo.com.br damos 9 hábitos para ser mais inteligente que ajudarão você a se fazer notar.

Cultive o hábito de ler

Com certeza que não é a primeira vez que você ouve que para ser mais inteligente ler, e muito, é fundamental. Mas por que este hábito é tão importante? Para começar a leitura ajuda-nos a ter uma ortografia impecável, algo fundamental para comunicarmos de forma impecável de forma escrita com nosso meio. Mas, além disso, é a melhor via para aprender novas palavras e conceitos, para ampliar nosso vocabulário e adquirir novos conhecimentos de uma forma simples. Confira estas dicas para escrever sem erros ortográficos e para melhorar o seu vocabulário.

Não importa se você prefere literatura, livros científicos, de interesse geral ou as histórias curtas, o importante é ler todos os dias e com frequência.

Fique rodeada de pessoas que lhe ajudem a aprender

Talvez não soe muito bonito, mas a verdade é que ter amigos inteligentes é muito importante para melhorar a sua própria inteligência. Rodear-se de pessoas que possam ensinar algo através das suas próprias experiências, com conversas cotidianas ou através do que elas mesmas aprendem, nos ajudará a aprender também, a abrir nossa mente para novas formas de ver o mundo e entender como outras pessoas resolvem seus próprios conflitos.

Cada vez que puder fale com alguém que seja mais inteligente que você, fique atento para aprender tudo o que puder dessas conversas.

Explique para outro o que você aprendeu

Se você tem a capacidade de explicá-lo de forma simples é porque entendeu corretamente. Por isso, explicar aquelas coisas que aprendemos de forma cotidiana, os conhecimentos que mais nos interessam ou expor o modo com que, hipoteticamente, agiríamos para resolver um conflito, nos ajuda também a trabalhar outros aspectos básicos na inteligência: a memória e a razão. Veja no nosso artigo como exercitar a memória.

Este é um dos hábitos mais fáceis de colocar em prática no cotidiano para ser mais inteligente, e pode ser feito sempre em seu meio.

Use a internet para cultivar sua inteligência

A internet é uma poderosa arma para o conhecimento e não apenas uma alternativa para navegar pelas redes sociais. Por isso, ao usá-la tente trabalhar para cultivar a sua própria inteligência: visite sites interessantes ou estimulantes para você, leia assuntos em outros idiomas que conhecer, utilize algum dos cursos online gratuitos para aprender um novo idioma, pesquise sobre aqueles temas ou autores que lhe interessam e cultive mais conhecimentos graças a esta poderosa ferramenta com a qual não há limites.

Desafie as suas capacidades com uma lista de coisas feitas

Costumamos fazer listas com os nossos assuntos pendentes, mas alguma vez você se propôs fazer uma lista com as coisas que já realizou? Alguns especialistas indicam que este hábito é muito benéfico para demonstrar como somos capazes, para aumentar a nossa confiança, estimular-nos a conseguir tudo aquilo que podemos atingir e fomentar a nossa produtividade.

Se com este hábito você perceber que todos os dias você é capaz de conseguir com sucesso um grande número de tarefas, então descobrirá que com empenho não terá limites.

Mantenha a sua mente estimulada

Entre os hábitos para ser mais inteligente você nunca pode deixar de lado a criatividade, um fator muito importante na hora de obter e potencializar o nosso conhecimento. E para consegui-la é muito importante manter nossa mente sempre estimulada e pronta para aprender coisas novas.

Você pode conseguir isto com atividades cotidianas como:

  • Fazer exercício de forma frequente.
  • Praticar algum hobby de que gostar e que fizer você se sentir bem.
  • Jogar algum jogo que estimule você.
  • Dar um bom passeio todos os dias para relaxar, arejar a mente e desfrutar do seu meio.
  • Assistir a um bom programa de comédia, ver uma série de que goste ou ler um livro que o prenda.

Faça as atividades mais complexas com música

A música é uma grande aliada para favorecer a nossa concentração e quando estamos concentrados aprendemos mais. Por isso, quando for a sua vez de fazer uma tarefa que lhe pareça complexa, escolha a música de que mais gostar e se desconecte do seu ambiente para dedicar toda a sua atenção a essa tarefa.

Você verá como obtém melhores resultados.

Mantenha-se disposto a escutar

Os 7 conselhos anteriores para aumentar sua inteligência de pouco servirão se não estiver disposto a escutar os outros. Parte fundamental da aprendizagem, da razão e também da melhora de nossa inteligência emocional reside, precisamente, em saber escutar o que outros têm para dizer, pois daí podemos aprender muito.

Dê tempo ao descanso

Não se trata apenas de aprender, de ler ou de estar sempre atento ao novo conhecimento. Se quiser potencializar a sua inteligência é muito importante aprender a descansar adequadamente, dormir as horas que o seu corpo precisa e que a sua mente requer para assimilar o novo conhecimento e lhe fornecer energia no dia seguinte, para deixar de lado o estresse e desfrutar do tempo de solidão, com a família ou os amigos.

Encontrar o equilíbrio entre o tempo para espairecer e o tempo para aprender é fundamental para o nosso crescimento intelectual e pessoal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 9 hábitos para ser mais inteligente, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.