Partilhar

9 hábitos para ser mais criativo

9 hábitos para ser mais criativo

Apesar de para muitos se tratar de um dom, a realidade é que a criatividade pode ser sempre estimulada e potenciada com o objetivo de ter mais capacidade de inventar ou criar novas ideias, pensamentos ou soluções no dia a dia. Isso torna-se especialmente importante para todas as pessoas cujas profissões estão muito ligadas ao âmbito das ideias, onde inovar constantemente é parte da nossa profissão ou negócio. Se estiver em branco e procurando por inspiração então continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br passamos para você os 9 hábitos para ser mais criativo que não falham.

Também lhe pode interessar: 9 hábitos para ser mais inteligente

Viva novas experiências

"Se procura resultados diferentes, não faça sempre o mesmo". Esta é uma das frases mais conhecidas de uma das mentes mais brilhantes do século XX: Albert Einstein. Quando se trata de hábitos para ser mais criativo, fica muito claro que permanecer na zona de conforto e potenciar a rotina não é exatamente o caminho mais indicado.

Viver novas experiências é fundamental para ter ideias diferentes e inovadoras, por isso leia diferentes tipos de livros, experimente ver diferentes gêneros de filmes, passeie por lugares novos, fale com pessoas diferentes de você, percorra um lugar novo, pratique um esporte que nunca tenha feito e nunca se feche. Em poucas palavras, se aventure, encha a sua cabeça de coisas novas e verá como as boas ideias começarão a fluir.

9 hábitos para ser mais criativo - Viva novas experiências

Tenha sempre à mão um lugar para anotar

Ter sempre à mão um caderno de anotações pode ser ideal para anotar todas as boas ideias no momento em que aparecerem, uma forma de registrar soluções criativas para depois revisar com calma. Você também pode usar o seu celular ou tablet, mas o bom que oferece um bloco de notas é que depois poderá repassar as anotações e resgatar qualquer boa ideia que tenha tido.

9 hábitos para ser mais criativo - Tenha sempre à mão um lugar para anotar

Leia, olhe, escute, pesquise...

Um dos 9 hábitos que deve cultivar para ser mais criativo é a sua capacidade de saber mais. Conhecimento é poder e quanto mais souber, mais capaz será de estruturar ideias, de conectar soluções e de encontrar respostas diferentes para problemas cotidianos. Por isso convidamos você a ler mais, a se manter informado, a cultivar seu intelecto usando todas as ferramentas possíveis.

A sabedoria pode servir como inspiração muitas vezes, por isso não fique sozinho com o conhecimento superficial e vá além, nós garantimos que será muito útil.

9 hábitos para ser mais criativo - Leia, olhe, escute, pesquise...

Mexa o seu corpo!

Não se trata apenas de manter o cérebro ativo, mexer o corpo também influencia de forma notável na nossa capacidade de criar e inventar. Depois de um longo dia trabalhando ou tentando encontrar soluções para um problema, um bom passeio ao ar livre ou uma rotina intensa de exercício é o segredo para desocupar a mente, reduzir o estresse e se abrir à possibilidade de encontrar soluções bem mais criativas.

Inclua o exercício como parte da sua rotina habitual e poderá desfrutar dos benefícios sobre a sua saúde e criatividade.

9 hábitos para ser mais criativo - Mexa o seu corpo!

Aprenda a observar

Observar o mundo ao seu redor, o que as outras pessoas fazem e o modo de se comportarem é fundamental para ter boas ideias. Muitas campanhas de publicidade destacadas, muitos programas ou invenções modernas surgiram, precisamente, inspirados no comportamento ou nas necessidades do meio do seu criador.

Não basta com as nossas próprias experiências, conhecer as dos outros também é importante; por isso, se quiser potenciar a sua criatividade, nada melhor do que sentar em uma praça ou um parque para observar, caderno nas mãos, o que ocorre ao redor e deixar que os pensamentos fluam. Com certeza que ótimas ideias virão a você.

9 hábitos para ser mais criativo - Aprenda a observar

Seja curioso

As pessoas criativas não se conformam com qualquer resposta, não se conformam com saber só o básico, querem sempre mais! A curiosidade é parte do caráter criativo e é o impulso primário para inventar coisas novas, para criar soluções diferentes e fora do comum.

Questionar-se sobre o que observamos é um processo importante da criatividade e um hábito que convém seguir se quiser ter boas ideias.

9 hábitos para ser mais criativo - Seja curioso

Aprenda a relaxar

Entre os 9 hábitos para ser mais criativo, saber como relaxar é tão importante como trabalhar duro em busca de uma boa ideia. O nosso corpo e mente precisam de descanso e muitas vezes é durante esses momentos de repouso que as melhores ideias aparecem. Isso acontece porque damos à mente o espaço para que possa divagar entre os pensamentos, realizando conexões que muitas vezes podem ajudar a criar algo novo.

Não tenha medo de descansar, pois talvez nesses momentos algo bom possa surgir.

9 hábitos para ser mais criativo - Aprenda a relaxar

Deixe-se rodear por pessoas criativas

Se procura ser mais inteligente uma das recomendações importantes é se rodear de pessoas inteligentes, o mesmo acontece com a criatividade. Se estiver em um ambiente criativo, acompanhado de pessoas de talento, imaginação e capacidade de enxergar além, é bem mais fácil ter boas ideias.

O nosso meio influencia notavelmente na nossa inspiração, por isso quanto mais criativos forem os seus amigos, mais chances terá de que surjam ideias ótimas junto deles.

9 hábitos para ser mais criativo - Deixe-se rodear por pessoas criativas

Abra um espaço para o descanso

É nas nossas horas de sono que o nosso cérebro processa tudo o que aprendemos durante o dia, quando conseguimos consertar corpo e mente e ganhar novamente a energia que precisamos para o dia seguinte. Dormir adequadamente é muito importante para uma mente criativa, por isso nunca subestime o descanso porque quanto melhor ele for, mais conseguirá produzir em seu dia a dia.

Durma pelo menos 7 horas, desconecte completamente de tudo em suas horas de descanso e dê a si mesmo a oportunidade de relaxar de verdade: verá como colocando em prática estas recomendações aumentará a sua produtividade.

9 hábitos para ser mais criativo - Abra um espaço para o descanso

Se pretende ler mais artigos parecidos a 9 hábitos para ser mais criativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre 9 hábitos para ser mais criativo

9 hábitos para ser mais criativo
1 de 10
9 hábitos para ser mais criativo

Voltar ao topo da página