8 segredos para ser feliz

8 segredos para ser feliz

Existe o segredo da felicidade? Na verdade, não. Não há nenhuma fórmula mágica que nos explique o que temos que fazer para conseguirmos sermos felizes, mas há uma série de conselhos que ajudarão você a viver a sua vida de forma mais agradável. Você só precisa ter vontade de ser feliz, dedicar tempo a si mesmo e, sobretudo, não se deixar abater pelos problemas ou medos.

Dar lugar à energia positiva e optar por uma vida mais relaxada, consciente e agradecida ajudará você a desfrutar mais do seu dia a dia e afastar os problemas de uma vez por todas. Neste artigo do umCOMO vamos lhe dar os 8 segredos para ser feliz que ajudarão você a recuperar o seu sorriso e a desfrutar do presente ao máximo.

Aprenda a se perdoar e a perdoar

Tanto nos erros cometidos no passado como nos fracassos que teve durante toda a sua vida. Muitas pessoas se deixam abater pelos "fantasmas do passado", ou seja, essas ações que cometeram no passado e das quais ainda se arrependem. Você deve aprender a se perdoar e a concluir etapas, de nada vai servir ficar se castigando por algo que, com certeza, já não tem conserto hoje. Todo o mundo comete erros e, ainda que uns possam ser mais graves que outros, o tempo cura tudo.

Se machucaram você no passado, de nada servirá odiar essa pessoa que o machucou. No princípio você ficará ressentido, é normal, mas deixe que o sentimento relaxe, cure e vá embora. A vingança e o rancor não levam a nenhum lugar bom, de modo que o melhor é escolher o caminho do perdão e do esquecimento e continuar com a sua vida.

Dedique tempo a si mesmo

Para poder ter uma vida plena e satisfatória é importante que, além de cumprir com as suas obrigações e a sua rotina, você deixe tempo para o prazer e, sobretudo, aprenda a estar consigo mesmo. Viver sempre para fora, dependente dos outros ou de coisas materiais é um erro no qual é muito fácil cair, mas que deve ser evitado ao máximo.

Gosta de ler? Então dedique um momento do dia à leitura, gosta de pintar? Não deixe de fazer isto uma vez ao dia ou semanalmente. Seja o que for que o completa e encanta, não o abandone, porque, se o fizer, estará abandonando a si mesmo. Reserve um encontro por semana para estar consigo mesmo e desfrutar do seu hobby, converse com a sua família para se organizarem (se tiver filhos e/ou responsabilidades familiares) e assim será bem mais fácil.

Tenha uma atitude positiva e amável

Outro dos segredos para ser feliz é ter uma atitude positiva para, assim, propagar essa energia para os que rodeiam você e poder criar um clima de positivismo e felicidade. Se estiver o dia todo aborrecido dificilmente se sentirá bem quando chegar a casa, de modo que tente evitar as más energias, superar os problemas com uma atitude resolutiva e amigável e ver o lado bom de todas as coisas, inclusive os fracassos podem ser vistos como uma oportunidade.

Relacionada com o positivismo está a bondade, ser uma pessoa com uma atitude amigável, carinhosa e sorridente é fundamental para poder criar esse ambiente amigável do qual falamos. Se falarmos com palavras boas, se sorrirmos, se falarmos com os outros com educação conseguiremos sentir-nos muito melhor e que o nosso meio comece a se comunicar conosco deste modo.

Dedique tempo aos amigos e à família

Às vezes, a rotina, o trabalho e as obrigações fazem com que mal tenhamos tempo para dedicar àquelas pessoas das quais gostamos e que nos fazem felizes. Passar um bom momento com os seus amigos, rir e desfrutar de um momento junto a eles pode proporcionar uma grande dose de felicidade de que todo o mundo precisa.

Muitos casais deixam de ver os seus amigos e os encontros se reduzem a algumas vezes ao ano, isto deve ser evitado ao máximo, pois são as pessoas das quais gosta que farão você ser mais feliz e desfrutar da sua vida. O mesmo ocorre com a família, essas pessoas às quais tanto quer bem, que tanto gostam de você e que tão importantes são em sua vida. Não se deixe levar pela rotina e dedique um momento da sua vida a todos aqueles que são especiais para você.

Faça exercício físico

O exercício físico ajudará a sentir-se mais feliz e à vontade consigo mesmo. Isto não é uma invenção, está quimicamente provado: praticar esporte faz com que o nosso corpo libere endorfinas, ou seja, o hormônio da felicidade e do prazer (a mesma que liberamos quando comemos algo de que gostamos muito ou quando temos um orgasmo). Por este motivo, quando você acaba de fazer exercício tem essa sensação de bem-estar e prazer tão característico.

De modo que, se quiser optar por uma vida feliz e relaxada, pratique atividade física, pois se sentirá melhor de ânimo e, além disso, estará estabelecendo práticas de vida saudável que são perfeitas para viver bem.

Aprenda a meditar

Existem muitas formas de meditar e estas dependerão do que você procura conseguir com esta prática. Se o que quer é uma vida mais feliz e relaxada bastará apenas dedicar 5 minutos do seu dia a relaxar a sua mente, evadir um momento e conseguir sentir-se em paz e relaxado. Se quiser dar um passo além e experimentar uma meditação para o autoconhecimento, terá de aumentar as suas sessões e optar por práticas que se estendam diariamente por 20 a 30 minutos.

Lembre-se que meditando conseguimos tranquilizar a nossa mente, controlar a respiração e evadirmos sem cair no sono. Com esta prática tão simples você poderá recompor a paz espiritual e promover uma vida repleta de bem-estar. Neste artigo do umCOMO revelamos os benefícios da meditação.

Seja agradecido

Habituamo-nos a alguns gestos de afeto, de amabilidade e de atenção de forma muito fácil e, no entanto, quando esperamos alguma coisa que alguém não nos dá, ficamos aborrecidos e tristes. É importante sabermos agradecer cada gesto, cada ato que as pessoas fazem por nós.

Se a nossa mãe nos recebe com nosso prato favorito, o melhor é agradecer e um dia devolver esse gesto com algo de que ela goste. Este tipo de relação é a que consegue gerar boas energias e uma convivência feliz com nós mesmos e com o nosso meio.

Ajude os outros

Outro segredo para ser feliz é ser solidário. Não estamos dizendo para dar dinheiro a todo mundo que pedir, mas para ter uma mente aberta, ajudar aquelas pessoas que precisam e dedicar parte da sua vida a ajudar as pessoas que possam precisar. Além de contribuir para a construção de um mundo mais humano, você conseguirá sentir-se mais à vontade consigo mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 segredos para ser feliz, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.