Partilhar

8 alimentos que o bebê não pode comer até um ano

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017

Até aos seis meses de vida, o recomendado é que os bebês sejam alimentados apenas com o leite materno. Depois, até aos dois anos, pelo menos, o leite da mãe deve permanecer no seu cardápio, mas ser combinado com outros alimentos, que aos poucos são incluídos no dia a dia, como frutas, verduras, cereais e leguminosas. No entanto, existem 8 alimentos que o bebê não pode comer até um ano. Para saber quais são eles, confira as informações reunidas pela umComo.com.br a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um bebê de 1 ano
Passos a seguir:
1

Há muitos alimentos que o bebê não pode comer até um ano de idade, alguns porque o organismo da criança nessa fase ainda não está preparado para processá-los. Além disso, existem os casos em que os produtos não oferecem benefício nutricional e por isso devem ser evitados não só até aos 12 meses de vida do bebê, mas sempre que possível. Dessa forma, o primeiro da lista é o leite e seus derivados, como queijo, iogurte, manteiga, requeijão, etc. Isso porque eles possuem altas doses de proteínas, as quais ainda são difíceis de serem digeridas.

8 alimentos que o bebê não pode comer até um ano - Passo 1
2

Ao serem consumidos, prejudicam a mucosa do intestino, o que pode causar alergia ao leite e até mesmo anemia. Mesmo depois de completar um ano de idade, alguns produtos lácteos devem ser evitados, como as bebidas lácteas, petit suisse e leite fermentado. Enquanto os dois primeiros são ricos em corantes, conservantes e outros produtos químicos, além de açúcar, o segundo também possui alto teor de açúcar e pode provocar alergias e interferir na aceitação do bebê por alimentos mais nutritivos. Nessa fase, é de extrema importância oferecer alimentos realmente nutritivos.

3

As bebidas e produtos à base de soja também entram na lista, sendo o segundo tipo de alimentos que o bebê não pode ingerir, de preferência, até completar os dois anos. No caso do popular chamado leite de soja, ele não contém porções suficientes de cálcio para o desenvolvimento da criança, tampouco carboidrato e gordura saudável, que são essenciais nessa fase. Se oferecido ao bebê, pode desencadear processos alérgicos e deficiência nutricional.

4

Sal é o terceiro alimento da lista e o açúcar o quarto, sendo que pela mesma razão ambos não devem entrar nas refeições do bebê até um ano e mesmo depois as quantias podem ser mínimas. A questão é que o pequeno não precisa deles, porque a quantidade necessária já está em outros alimentos ingeridos. Se a criança comer alimentos com sal e açúcar adicionados, ela não vai conhecer o real sabor dos alimentos, sendo que ao evitá-los é possível acostumá-la desde pequena a usar pouco sal e açúcar nos alimentos, um hábito importante a todo mundo.

5

O quinto alimento é o mel, que não pode entrar na vida do bebê até um ano de idade, a fim de evitar que o pequeno seja contaminado com a bactéria Clostridium botulinum, responsável por transmitir botulismo, uma doença neuroparalítica grave, que afeta principalmente os bebês, já que o seu organismo ainda não consegue barrar a infecção. Como é comum encontrar a bactéria no mel é melhor evitar o alimento.

6

Já a água de coco está na sexta posição, pois embora seja altamente saudável, o seu efeito nos pequenos não é tão bom porque é uma bebida que funciona como um isotônico natural. Assim, é rica em potássio e sódio, mas em quantias que vão sobrecarregar os jovens rins da criança. Se não houver esse cuidado o bebê pode ter problemas no órgão.

7

Sucos de frutas também devem ser evitados nos primeiros anos de vida, mesmo sem açúcar. O problema é que essa bebida é pobre em fibras e tem índice glicêmico maior, o que pode levar à resistência à insulina e, por consequência, à diabetes tipo 2 no longo prazo.

8

Por fim, na oitava posição entram os alimentos industrializados, sendo que alguns são piores do que outros, destacando-se o macarrão instantâneo, gelatina, comidas prontas e congeladas, embutidos, bolachas, salgadinhos, chocolate, balas, pirulitos, achocolatados, refrigerantes e café.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 alimentos que o bebê não pode comer até um ano, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre 8 alimentos que o bebê não pode comer até um ano

1 de 3

Voltar ao topo da página