50 nomes de clãs - significados e origens

50 nomes de clãs - significados e origens

"Clã" é um termo muito usado em obras ficcionais para designar grupos unidos por uma semelhança. É usual vermos clãs de bruxas ou vampiros, como por exemplo na saga Crepúsculo, assim como em obras mais realistas que retratam algum grupo de mafiosos. Apesar de ser comum em obras nada realistas, o conceito de clã é baseado em uma antiga divisão social comum em países como a Irlanda, Escócia e países nórdicos. Se você quer aprender mais sobre, veja 50 nomes de clãs com seus significados e origens.

O que é um clã

A termo "clã" tem origem na palavra gaélica "clanna", que significa "criança" ou "prole". Apesar desse sentido original, no território atualmente chamado de Escócia, clãs eram grupos patriarcais comandados por um chefe que era detentor de terras, comandante militar e também responsável pela justiça interna.[1]

Dentro de um clã, havia a família principal, ou seja, a família do chefe, e outras relacionadas e dependentes, sendo assim, um clã não era exatamente uma família, mas uma junção de algumas famílias e indivíduos unidos como em uma pequena sociedade. De forma geral, membros de um clã costumaram pegar para si o sobrenome de seu chefe, sendo ou não da família por linhagem sanguínea.

Os clãs de bruxas geralmente são chamados de coven, palavra que tem origem do latim conventum e significa "convento", ou seja, um grupo de pessoas reunidas por terem uma crença em comum. De forma geral, nomes de clãs de bruxas e nomes de clãs de vampiros são apenas fictícios, as únicas exceções são casos como as Bruxas de Salem. Veja mais em 100 nomes de bruxas - seus significados e origens.

30 nomes de clãs medievais

Como visto, era muito comum que grupos se organizassem em clãs nas regiões da Escócia e Irlanda. Além de um nome, geralmente originário do sobrenome do patriarca ou da cidade a qual pertencem, era muito comum que tais grupos tivessem um lema, que funcionavam como nomes de clãs de guerra, demonstrando a força e imposição do clã.

Nomes de clãs famosos

Veja alguns nomes de clãs famosos:

  1. Borthwick: chefiado por The Rt. Hon Lord Borthwick, o clã tem origem na região de Midlothian, localizada na Escócia. Seu lema é Qui Conducit, que significa "aquele que conduz".[2]
  2. Abercromby: originária de Fife, península na costa leste da Escócia, o clan tem nome original em gaélico Obar Chrombach e tem como lema Petit Alta, que significa "aquele que busca o elevado".[3]
  3. Agnew: chefiado por Sir Crispin Agnew of Lochnaw, o clan tem origem no sul da Escócia e tem por lema Consilio non impetu, que significa "pela sabedoria e não pela força".[4]
  4. Anstruther: chefiado por Tobias Anstruther of That Ilk, o clan tem origem na cidade de Anstruther, localizada na região de Fife, na escócia. Seu lema é Periissem ni periissem, que significa "eu teria perecido se não tivesse persistido".[5]
  5. Carmichael: comandado por Richard Carmichael of Carmichael, o clã tem origem na região de Lanarkshire. Seu lema é Tout Jour Prest, que significa "sempre pronto".[6]

Sugestão: 50 nomes de guerreiros medievais, seus significados e origens

Nomes de clãs

Veja abaixo uma lista com outros grupos menos conhecidos, incluindo nomes de clãs vikings, originários dos países nórdicos:

  1. Wægmunding;
  2. Macfarlane;
  3. Melville;
  4. Wemyss;
  5. Lyon;
  6. Leslie;
  7. Skjöldung;
  8. Lockhart;
  9. Kirkpatrick;
  10. Innes;
  11. Hope;
  12. Ylfing;
  13. Houston;
  14. Grierson;
  15. Galbraith;
  16. Fraser of Lovat;
  17. Forbes;
  18. Dundas;
  19. Dalrymple;
  20. Makgill;
  21. Nevoy;
  22. Oliphant;
  23. Mow;
  24. Montgomery;
  25. Sutherland.

Falando nisso, vale a pena dar uma olhada em: 12 tatuagens vikings e seus significados

Nomes de clãs para jogos

Escolher um bom nome para seu clã em jogos é importante para mostrar aos oponentes originalidade e imponência. Veja abaixo algumas ideias:

  1. Royal Criminals;
  2. Dark Hunters;
  3. Eternal Blow;
  4. Swiftbrows;
  5. Duty of the Tricked;
  6. Cry of the Noble;
  7. Paladins of Tricks;
  8. Raiders of the Sick;
  9. Swiftscars;
  10. Hallowfield;
  11. Eternal Sacrament ;
  12. Mighty War;
  13. Fluttering Devils;
  14. Riders of the Unknown;
  15. Favor of the Sword;
  16. Specters of the Seduced;
  17. Boon of the Vanquished;
  18. Hallowfury;
  19. Shadowford;
  20. Thunder Dragons.

Se você procura outros nomes legais para jogos, também pode criar um nome de clã utilizando o Fantasy Name Generator. O site permite a criação de nomes para grupos em inglês e também em francês.

Caso queria criar nomes de clãs brasileiros, ou seja, em português, veja o site Liga dos Games.

Veja mais ideias em: Os melhores nomes para equipes de gincana

Se pretende ler mais artigos parecidos a 50 nomes de clãs - significados e origens, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. DURIE, B. What is a clan? Council of Scottish Clans & Associations, 2014. Disponível em: https://www.cosca.scot/wp-content/uploads/What-is-a-Clan.pdf. Acesso em: 10/06/2019.
  2. SCOT CLANS. Clan Bortwick. Disponível em: <https://www.scotclans.com/scottish-clans/clan-Borthwick/>. Acesso em 10/06/2019.
  3. SCOT CLANS. Clan Abercrombie. Disponível em: <https://www.scotclans.com/scottish-clans/clan-abercrombie/>. Acesso em 10/06/2019.
  4. SCOT CLANS. Clan Agnew. Disponível em:<https://www.scotclans.com/scottish-clans/clan-agnew/>. Acesso em 10/06/2019.
  5. SCOT CLANS. Clan Anstruther. Disponível em:<https://www.scotclans.com/scottish-clans/clan-anstruther/>. Acesso em 10/06/2019.
  6. SCOT CLANS. Clan Carmichael. Disponível em:<https://www.scotclans.com/scottish-clans/clan-Carmichael/>. Acesso em 10/06/2019.