Partilhar

5 dicas para colar na prova - Guia completo

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 28 setembro 2017

Colar na prova não é nunca uma coisa confortável. Mas acho que se você está aqui é porque você está precisando. No entanto, é preciso saber que colar na prova está longe de ser simples, é uma arte que poucos dominam e, por isso, acaba causando tanta confusão e incertezas. Mas a frase não está errada: quem não cola, não sai da escola. E apesar de nem todo mundo precisar colar pra passar na maioria das provas, certas vezes precisamos. Se você deseja entender melhor como é que funciona a arte de responder sem ter aprendido, vamos te dar aqui as melhores dicas para colar na prova, para que você passe de ano e não acabe se lascando com seus pais. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Como relaxar antes de uma prova

Faça o máximo possível pra não colar

Parece estúpido, mas muitas vezes você acaba aprendendo o que cairá na prova enquanto faz as colas. Estudar o conteúdo que cairá na prova é a melhor maneira de não acabar se lascando e suas chances acabam aumentando consideravelmente caso você pelo menos tenha aberto os livros do conteúdo que se refere a ele.

Sabemos que ordenadamente não há motivo para alguém que está tão certo de que irá colar pegar nos livros, e essa batalha será pega. No entanto, é esse o primeiro passo para que você consiga sacar o mínimo ao menos para não se lascar completamente. Abra os livros e peça para que alguns de seus amigos consigam te passar aquela ajudinha antes de colar totalmente. Sabendo alguma coisa você certamente não irá zerar a prova, que é um perigo e uma humilhação muito, mas muito grande.

Nosso artigo Como estudar para a prova um dia antes irá te ajudar na hora de evitar a cola.

Dicas para colar na prova de matemática

Existem alguns produtos que podem ir muito bem com a prova de matemática. Um deles é o lápis com tabuada ou a caneta com a mesma. Se você souber ocultá-lo com destreza, será muito eficaz na hora de conseguir obter uma nota melhor para aquela matéria que você não conhece.

No entanto, outra dica importante que será útil em todas as provas de matemática é o conhecimento da regra de três, pois é a regra de três aquela que mais tem conexão com a maioria dos conteúdos de matemática. Com o devido conhecimento das proporções e dos números pré-dispostos, você poderá alcançar um bom resultado.

Outra coisa importante para provas de matemática é que geralmente os exercícios de matemática que caem nas avaliações têm soluções iguais aos de cadernos, portanto, tente consultar o caderno que as atividades que o professor passou no meio da prova.

Dicas para colar na prova com celular

Uma das melhores técnicas para colar na prova com celular é garantir uma ida ao banheiro durante a avaliação. Com internet 3G e com o telemóvel fora do bolso tudo será mais fácil. Comece a passar mal durante o exercício da prova e diga que precisa ir muito ao banheiro, para fazer o número dois. Memorize as questões da prova. Enquanto isso, seu celular estará fora do seu bolso, ele deverá estar acoplado na sua perna (recomendamos que grude com uma fita crepe). No banheiro, enquanto você finge que está se aliviando, confira as respostas da prova.

Coloque novamente o celular preso à sua perna. Caso o professor te acuse de cola, ele não pode provar que você estava com nenhuma maneira de acesso ao telemóvel, afinal, ele não estará no seu bolso. Sem o celular no bolso, como você poderia ter colado? Cada detalhe é importantíssimo na hora de fazer uma cola bem feita. Essa é uma das melhores maneiras de conferir o resultado da prova através da tecnologia e sem dúvida uma das melhores dicas para colar na prova com celular.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como não ser pego no plágio!

Aumentando as probabilidades na hora do chute

Para aumentar suas probabilidades na hora do chute em provas múltipla escolha, fique atento para a seguinte técnica.:

  • Numa questão de 5 opções, exclua as mais absurdas e reduza sua chance de acerto de 20% para 50%, caso fique em dúvida entre duas.
  • Em Matemática, vá sempre nos números parecidos ou nos números do meio. Por exemplo se as respostas plausíveis são: 1, 52, 53, 54 e 121, fique entre 52, 53 e 54. Raramente os números distantes são a resposta.

Dica: Nosso artigo Como passar no ENEM chutando pode te ajudar nessa missão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 dicas para colar na prova - Guia completo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre 5 dicas para colar na prova - Guia completo

Voltar ao topo da página