Partilhar

5 chaves para ser um bom comunicador

5 chaves para ser um bom comunicador

Falar em público precisa de uma preparação e tomar consciência do importante que é. Estas cinco chaves de comunicação servirão para quando quiser transmitir uma mensagem, para um amigo, um grupo de amigos ou uma grande multidão de pessoas. Não perca este artigo de umComo para descobrir 5 chaves para ser um bom comunicador.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como ser um bom amigo

Uma única grande mensagem

Devemos ter muito claro o que queremos transmitir. Antes de comunicar nossa ideia temos de pensar o que exatamente queremos dizer. É muito importante poder escrever em uma única frase.

Contá-lo de forma memorável

Nossa mensagem compete com uma infinidade de outras mensagens que todos recebemos diariamente. Para que lembrem da nossa, deveremos torná-la especialmente interessante e podemos conseguir isso através das histórias memoráveis.

Linguagem que conecta

A linguagem que escolhemos para nos comunicar dependerá daqueles para quem a mensagem é dirigida. Criar uma linguagem própria é um erro que nos afasta de nossos interlocutores, já que a linguagem que utilizamos fala de nós. A linguagem não só se refere ao vocabulário, se refere também aos exemplos.

A mensagem que vale é o que capta a gente

Uma vez que temos construído a mensagem, uma única grande mensagem, contada de forma interessante, com uma linguagem que capte atenção, temos que trabalhar sua encenação. Temos de olhar o público nos olhos, ler suas reações. E ser capazes de mudar a comunicação em todo momento em função das reações que percebamos.

Convidar em vez de tentar convencer...

Quando tentamos convencer, não convencemos. Só estamos convencidos do que dizemos e somos capazes do transmitir, se temos a oportunidade de ser convincentes. Persuadir os demais não pode ser nosso objetivo, mas sim mostrar que estamos convencidos, e contagiar todos com esse entusiasmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 chaves para ser um bom comunicador, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Na construção de nossa mensagem e no ato mesmo de comunicação devemos conseguir "tocar" as pessoas. Chegar ao seu coração.
  • Esquecemos as coisas que só entendemos. Recordamos sempre as coisas que, além de entender, sentimos.

Escrever comentário sobre 5 chaves para ser um bom comunicador

5 chaves para ser um bom comunicador
5 chaves para ser um bom comunicador

Voltar ao topo da página