Partilhar

10 temas que podem cair na redação do ENEM

A redação do ENEM acontece no primeiro domingo de prova e costuma despertar muito estresse e fofocas acerca da temática. Além de geralmente ser entregue após uma longa e cansativa prova, o tema da redação é mantido em segredo até a hora em que a prova é colocada em cima da mesa. Por este motivo, para os menos preparados, umCOMO resolveu selecionou 10 temas que podem cair na redação do ENEM 2019, geralmente relacionados aos temas da atualidade no Brasil. Se ligue!

Também lhe pode interessar: As melhores dicas para redação do ENEM

Justiça com as próprias mãos

A cultura da justiça feita pelas próprias mãos tem crescido no Brasil nos últimos anos em jornais e portais de notícias, entretanto, é algo que há muito ocorre no país. Entre os anos de 1945 e 1998, 2579 pessoas foram vítimas de linchamento no Brasil e quase metade das vítimas acabou falecendo[1], a prática tem ocorrido nos últimos tempos por vezes em razão de notícias falsas ou distorcidas que são divulgadas com a ajuda da Internet, levando pessoas a preferirem resolver a situação por si em vez de confiarem nas mãos da justiça.

Temas de redação

O combate à violência pelas mãos da população é válido? Temas como este estão relacionados com a atualidade e podem cair na redação do ENEM 2019, assim como:

  • Definições de justiça;
  • Rebeldia contra a ordem pública de segurança;
  • Casos de linchamentos;
  • Manifestações violentas;
  • Eficácia do sistema judiciário.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Justiça com as próprias mãos

Ativismo em redes sociais

De uns tempos para cá as redes sociais como Facebook e Twitter viraram palco de opiniões de diversos tipos de pessoas, abrindo espaço para opiniões elaboradas e embasadas mas também para outras um tanto contraditórias e baseadas em mentiras. Por este mesmo motivo é possível que a redação do ENEM 2019 apresente temas relacionados às recentes altas nas taxas de críticos de internet e gladiadores de comentários em páginas de jornais. Lembrando que em 2011, por exemplo, o tema foi: "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado".

Assuntos que podem cair no ENEM 2019

O tema permite argumentações acerca de:

  • Liberdade de expressão;
  • Limites entre opinião e preconceito;
  • Relevância das redes sociais no século XXI;
  • Formadores de opinião;
  • Superexposição online.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Ativismo em redes sociais

Demarcação de terras indígenas

Com a absorção da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) pela pasta dos Direitos Humanos e a transferência da responsabilidade da demarcação de terras indígenas da para o Ministério da Agricultura[2]. Após as alterações citadas, muito tem se falado sobre os direitos dos povos indígenas a terem terras e sobre como a demarcação de terras será feita no novo governo.

Temas que podem cair na redação

A temática da demarcação de terras indígenas está entre os assuntos que podem cair no ENEM 2019 e também pode envolver:

  • Colonialismo;
  • Representação dos indígenas nativos no Brasil;
  • Direito de minorias raciais.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Demarcação de terras indígenas

Direitos do trabalhador

Em razão do quadro político brasileiro atual, não é de se duvidar que temas de redação no ENEM 2019 como a consequentes de mudanças nas leis apareçam na prova.

Temas que podem cair na redação do ENEM

Caso os direitos do trabalhador sejam temática da redação do ENEM em 2019, é possível discutir temas como:

  • Reforma trabalhista;
  • Crise política;
  • Novos regimes trabalhistas;
  • Extinção do Ministério do Trabalho;
  • CLT.

Veja também quais são os direitos trabalhistas.

10 temas que podem cair na redação do ENEM - Direitos do trabalhador

Transporte urbano

Problemas com trânsito e transporte público são comuns de grandes cidades e, ainda que seja uma temática frequente, há muito a ser discutido, até mesmo com a questão das ciclofaixas ou ciclovias, que causam tanta polêmica.

  • Incentivo ao uso do transporte público em detrimento aos carros articulares;
  • Mobilidade urbana;
  • Planejamento urbano.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Transporte urbano

Golpe Militar de 64 e Golpe de Estado

No ano de 1964 houve um golpe de Estado que levou o Brasil a uma Ditadura Militar, período que se estendeu até 1985, levando a retrocessos dos direitos trabalhistas em detrimento ao lucro capitalista[3].

Por mais que o ENEM seja uma prova do Governo e o tema "golpe" seja um tanto delicado, o tema da redação pode sempre surpreender, ainda mais no atual contexto no qual temos um ex-militar no poder. Para se preparar, dê uma estudada nos conceitos e no histórico do país quanto a este tema para poder defender o seu ponto de vista, afinal, a temática também pode cair em questões de história.

Em 2016 nós houve manifestações de impeachment e na marcha da família com pedidos de intervenção militar no governo, o que gerou a reabertura de discussões sobre o Golpe, o julgamento de Dilma Rousseff e a prisão de Lula.

Temas que podem cair na redação do ENEM 2019

Dentro da temática é possível discutir:

  • Governos autoritários;
  • Liberdade de expressão;
  • Crescimento da extrema-direita no mundo.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Golpe Militar de 64 e Golpe de Estado

Liberdade de expressão e mídia

A liberdade de expressão é sempre uma possibilidade entre as temáticas da redação do ENEM, o que é justificado pela relatividade do que é ou deixa de ser liberdade, até onde o discurso pode ir e o que não pode ou não deve ser dito. A complexidade da temática e diversas possíveis aplicabilidades faz com que seja um ponto quase inesgotável e adaptável, permitindo diversos pontos de vista diferentes.

Assuntos que podem cair no ENEM

Dentro da temática da liberdade de expressão, é possível discutir:

  • Conceito de liberdade;
  • Limites da liberdade individual;
  • Papel das mídias (jornais, revistas etc.) na sociedade.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Liberdade de expressão e mídia

Desigualdade étnica ou de gêneros

O Brasil é um dos países mais diversos e também com a maior desigualdade no mundo[4], nos quais se enquadram desigualdade, racial, de gênero, ética ou de sexualidade. No geral, direitos alcançados, reivindicações e lutas pelas causas são temas relacionados que podem cair no ENEM 2019 e, de forma mais específica, é possível que o conceito de apropriação cultural, que é cada vez mais discutido, possa vir atrelado à proposta ou ser usado na argumentação.

Na temática de desigualdade, é possível discutir:

  • Meios para diminuir a desigualdade;
  • Racismo e homofobia.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Desigualdade étnica ou de gêneros

Envelhecimento da população brasileira

A tão comentada reforma da previdência social se justifica com o argumento do envelhecimento da população brasileira, causando uma desequilíbrio entre os ainda contribuintes e os já aposentados. O tema pode ser cobrado na redação do ENEM 2019 quanto aos desafios que o país deverá enfrentar sob esse novo panorama. Para dissertar sobre o tema, vale estar bem informado sobre conceitos coma reforma da previdência, aposentadoria e adaptações em todos os âmbitos para a terceira idade.

Temas de redação

Sobre o envelhecimento da população, é possível argumento sobre:

  • Direitos trabalhistas;
  • Soluções para angariar fundos para a previdência pública;
  • Defesa ou ataque à reforma de previdência.
10 temas que podem cair na redação do ENEM - Envelhecimento da população brasileira

Agressão psicológica

Ainda que muito se fale sobre agressões físicas, principalmente da agressão feminina na atual sociedades, existem forma diferentes de se agredir e prejudicar uma pessoa, principalmente psicologicamente. As agressões psicológicas costumam acontece em relacionamentos amorosos ou dentro da família, ou seja, é algo pessoal, profundo e que ocorre entre pessoas que têm fortes vínculos emocionais.

Temas que podem cair na redação do ENEM

A dissertação pode ser argumentada com o uso e explicação de conceitos como:

Veja também: As melhores dicas para redação do ENEM

10 temas que podem cair na redação do ENEM - Agressão psicológica

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 temas que podem cair na redação do ENEM, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. SOTO, W. H. G. Uma sociologia dos linchamentos no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v23n1/0104-5970-hcsm-23-1-0227.pdf. Acesso em: 23/03/2019.
  2. https://www.valor.com.br/brasil/6171411/ministerios-se-desentendem-sobre-demarcacoes-de-terras-indigenas
  3. LARA, R. SILVA, M. A. A ditadura civil-militar de 1964: os impactos de longa duração nos direitos trabalhistas e sociais no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n122/0101-6628-sssoc-122-0275.pdf. Acesso em: 23/03/2019.
  4. https://oglobo.globo.com/economia/brasil-piora-ja-o-9-do-ranking-global-de-desigualdade-de-renda-23254951

Escrever comentário sobre 10 temas que podem cair na redação do ENEM

1 comentário
daniela
qual tema pode cair na redacao ?

1 de 11

Voltar ao topo da página