10 pequenos atos de corrupção no dia a dia

10 pequenos atos de corrupção no dia a dia

Nos anos 70, o famoso futebolista Gerson, que jogou no seleção brasileira e em diversos clubes brasileiros cunhou a famosa "Lei de Gerson": o brasileiro sempre gosta de levar vantagem. Hoje, com a crise política que afeta a moral da classe parlamentar brasileira, muito se fala em corrupção, mas pouco se olha para os pequenos atos de corrupção no dia a dia. Lavagem de dinheiro, sonegar impostos e várias outras coisinhas... O filósofo Leandro Karnal aponta que é impossível ter uma política honesta com um povo corrupto, e aponta que grande parte da desonestidade de nossos governantes vem dessa característica brasileira. Nesse artigo, confira as ações imorais recorrentes dentro de nossa sociedade e reflita sobre atitudes que podemos tomar para melhorar o nosso país: 10 pequenos atos de corrupção no dia a dia!

Furar fila

Sabe no supermercado ou no banco, quando encontramos um conhecido e acabamos furando a fila junto com ele? Essa vantagem indevida é uma das formas de corrupção na sociedade mais comuns. Para você ver onde começa: a corrupção na escola quando se fura a fila da merenda. Estamos acostumados com isso desde cedo...

Cargos para familiares

O nepotismo é uma forma de corrupção bastante comum em instituições públicas e privadas no nosso país. Quando você dá um cargo a um parente simplesmente pelo seu grau de parentesco e não pelas suas habilidades e competências, se dá uma forma de corrupção altamente condenável. Esse é um tipo comum de corrupção na sociedade.

Falsificar documentos

Já tentou descolar aquela meia entrada indevida? Já passou aquela carteirinha de estudante indevida ou usou a de um colega? Se você não sabe, isso é vantagem indevida e também é corrupção perante empresas privadas. Essa desonestidade é comum na sociedade brasileira e deve ser combatida.

Sonegar impostos

A sonegação de impostos é uma das formas mais comuns de corrupção empresarial no nosso país. Infelizmente, diversas empresas têm o costume de não declarar os seus ganhos em dinheiro vivo e acabam descontando isso na hora de pagaram o seu dever à sociedade. A corrupção empresarial infelizmente acaba prejudicando os serviços públicos e as camadas mais pobres da sociedade.

Pessoas físicas também buscam abater a sua declaração de imposto de renda colocando mais dependentes ou se "esquecendo" de bens em seu nome. Não se esqueça: isso é uma das maneiras mais sujas de corrupção na sociedade. Leia nosso artigo Como declarar imposto de renda para saber mais.

Mentir quando desnecessário

Sabe quando você fala que vai a um lugar mas na verdade vai a outro? Ou simplesmente não tem coragem de dizer a verdade? Apesar de ser pequena, a mentira é o primeiro passo da corrupção e de uma relação não saudável com outra pessoa. Seja num relacionamento ou no seu trabalho, a mentira é a mãe de todas as corrupções, o princípio da imoralidade e de todos os tipos corrupção política no Brasil.

Comprar CNH

É difícil tirar a Carteira Nacional de Habilitação no Brasil e os preços são realmente muito elevados. Mas os testes e as taxas estão ali por um motivo não somente burocrático, mas para dar mais segurança no trânsito para as pessoas. Será realmente que comprar a carta é o jeito mais simples? É importante sempre revermos o que estamos fazendo.

Parar na vaga de deficiente

O motorista brasileiro adora parar na vaga de deficiente quando não encontra uma vaga normal, ou pior, mesmo quando encontra uma vaga normal. É incrível como esse tipo de corrupção perdura no Brasil e as pessoas não têm noção do quanto é errado.

Não devolver troco a mais

Essa é uma das vantagens indevidas mais comuns na sociedade brasileira. O pior: quem pega troco a mais geralmente não tem noção de que não está prejudicando somente o estabelecimento, mas principalmente o funcionário que terá aquela quantia descontada do seu salário e que, convenhamos, não é alto. Afinal, nenhum caixa no Brasil ganha um bom salário. Esse é uma das formas de corrupção mais comuns em nosso país.

Subornar a polícia

Nesse inciso aqui lhe explicaremos não só porque subornar a polícia é crime, mas também te explicaremos os tipos de corrupção passiva e ativa:

  • Corrupção passiva é quando um funcionário público lhe pede uma vantagem indevida (propina)
  • Corrupção ativa é quando um membro da sociedade civil - um cidadão - oferece propina pra um funcionário público.

Ou seja, se você oferece "um cafezinho" para o policial que te para blitz isso é corrupção. Pior ainda: é crime previsto pela lei.

Fazer gato de TV

O famigerado gatonet é uma das maneiras de corrupção por pessoa física mais comuns nas regiões periféricas brasileiras. Para não pagar o valor de uma TV por assinatura, nas favelas das grandes capitais é bastante comum que as pessoas optem pela pirataria e passem por cima das operadoras de comunicação, que são prejudicadas por essa cultura bastante comum na sociedade brasileira.

Colar na prova

Uma prova serve para provar alguma coisa, não é? Um dos tipos mais normais de corrupção na escola ou na faculdade é colar em avaliações educativas, tendo em vista o pior: quando se cola nesse tipo de teste, não se está mentindo somente para a escola, você mente também para si mesmo, o que é péssimo para todos.

Sabendo agora que a corrupção não é exclusividade de nossos presidentes do Brasil, que tal começar contigo a mudar o nosso país? Comece por esses 10 pequenos atos de corrupção no dia a dia!

Sugestão: Frases engraçadas sobre política - Status e legendas PARA PENSAR!

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 pequenos atos de corrupção no dia a dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.