Lições de história

Tipos de cumprimentos pelo mundo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tipos de cumprimentos pelo mundo

Desde os tempos mais longínquos, o cumprimento foi um símbolo de respeito, amizade e cordialidade que o homem praticou com diferenças fundamentais que variam segundo a época e os povos, já que cada um deles adotou uma maneira de cumprimentar, dando assim surgimento a uma série de costumes, muitos deles curiosos e insólitos, que ainda hoje são praticados em diferentes lugares da Terra, apesar de suas culturas serem diferentes.

Também lhe pode interessar: Qual é o maior deserto do mundo

Índice

  1. O cumprimento mais antigo
  2. O cumprimento na China
  3. O cumprimento na Oceania
  4. O cumprimento na África
  5. O cumprimento no Tibete
  6. O cumprimento Medieval

O cumprimento mais antigo

Os gregos e os romanos davam apertos de mãos e costumavam beijar-se nas bochechas. No antigo Japão, uma pessoa que não cumprimentava outra de hierarquia mais alta podia ser condenada com a pena de morte.

O cumprimento na China

Os chineses cumprimentavam-se apertando as próprias mãos. Este costume, aparentemente sem sentido, tem explicação, já que naqueles tempos as febres e as epidemias costumavam assolar essas regiões, e eles tratavam, assim, de evitar todo possível contágio.

Tipos de cumprimentos pelo mundo - O cumprimento na China

O cumprimento na Oceania

Certos indígenas da Oceania cumprimentavam-se batendo seus narizes. Os nativos da costa de Ouro, por outro lado, costumavam deixar cair a toga que os cobria, deixando descobertas as costas para demonstrar confiança à pessoa que consideravam incapaz de uma traição.

O cumprimento na África

O costume dos nativos de Nova Guiné é dos mais insólitos, já que quando uma pessoa querida vai embora eles se despedem chorando e enlameando-se totalmente.

O cumprimento no Tibete

No Tibete, algumas tribos cumprimentavam-se mostrando a língua em sinal de que jamais pronunciariam palavras ofensivas contra o amigo.

O cumprimento Medieval

Um dos cumprimentos mais universalizados é, sem dúvida alguma, o de tirar o chapéu. Já que o chapéu é, há muito tempo, mais do que um simples complemento do vestuário: é todo um símbolo de hierarquia de quem o usa, conhecendo-se assim, por sua mera presença, o grau de nobreza ou importância de seu orgulhoso dono.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de cumprimentos pelo mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Tipos de cumprimentos pelo mundo