Os Planetas

Quanto tempo é um ano luz

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto tempo é um ano luz

Sabemos que tudo o que se encontra a anos luz está bem longe, mas quanto tempo é um ano luz? Tem realmente algo a ver com os anos ou se trata de outro tipo de medida? Em umComo queremos responder-lhe a estas perguntas e algumas outras sobre esta questão de astronomia e explicamos-lhe a quanto equivale um ano luz.

Também lhe pode interessar: Quantos anos tem a Terra

Passos a seguir:

1

O ano luz (ly, do inglês) é uma unidade usada para medir distâncias interestelares, isto é, entre as estrelas. Os anos luz se calculam como a longitude que percorre a luz em um ano. Deste modo, cabe destacar que um ano luz não tem uma equivalência temporária, mas longitudinal, pelo que equivalerá a unidades de medida -como os quilômetros- e não de tempo.

2

Para calcular a quanto equivale um ano luz, se deve multiplicar 300.000 km/s (velocidade da luz) por 365 dias (duração de um ano) e por 86.400 (segundos que tem um dia).

Este cálculo equivale aproximadamente a 9,46 x 10 elevado a 15 (em metros), que mais exatamente são: 9.460.730.472.580,8 km. Em outras palavras mais simples, um ano luz equivale a uns 9,55 bilhões de quilômetros.

Quanto tempo é um ano luz - Passo 2
3

Para dar um exemplo mais gráfico: a distância entre o Sol e a estrela mais próxima, a Próxima Centauri, é de 4,22 anos luz, pelo que uma nave espacial que viajasse à velocidade de um avião (900 km/h), demoraria mais de 5 milhões de anos em percorrer dita distância.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo é um ano luz, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quanto tempo é um ano luz