Os Planetas

Qual é a diferença entre estrela e planeta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual é a diferença entre estrela e planeta
Imagem: planeters.com

Conhece a diferença entre estrela e planeta? À simples vista se olharmos o céu não se distinguem, a não ser que você seja um especialista em astronomia. Mas a verdade é que são dois corpos celestes com origens muito diferentes e com funções bem diferentes. Se tem curiosidade sobre este tipo de assunto, em umComo.com.br, vamos contar o que são e qual é a diferença entre estrela e planeta.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre magma e lava

Índice

  1. O que é uma estrela?
  2. O que é um planeta?
  3. Como se forma uma estrela?
  4. Como se forma um planeta?
  5. Principais diferenças entre estrela e planeta

O que é uma estrela?

Uma estrela é uma coleção enorme de plasma e gases unidos pela lei da gravidade. Emitem uma gigante quantidade de energia como a luz e o calor, devido à fusão termonuclear que se produz em seu núcleo.

O que é um planeta?

Um planeta é um corpo celeste que orbita ao redor de uma estrela. Podem ser tanto rochosos quanto gasosos, ou inclusive uma combinação dos dois. O planeta tem também o seu campo único de gravidade que é bastante forte para mantê-los unidos, mas não o bastante para criar uma reação termonuclear. O que o diferencia essencialmente da estrela é que não possui luz própria.

Como se forma uma estrela?

As estrelas que podemos observar no céu estão a milhões de anos luz. E são suficientemente maduras para que possamos vê-las. As estrelas começam sendo uma nuvem de átomos como o hidrogênio, e com o tempo vão ficando mais densas, até que a pressão é tanta que provoca a reação nuclear que cria o hélio de hidrogênio. Nesse momento, a estrela começa a ter luz e é assim que nasce.

Qual é a diferença entre estrela e planeta - Como se forma uma estrela?

Como se forma um planeta?

No que diz respeito à origem dos planetas pensa-se que se formaram ao mesmo tempo que a estrela mãe. À medida que a matéria vai se unindo ao denso núcleo do que no futuro será uma estrela, outros pequenos centros de gravidade vão se formando perto da órbita da mesma. Esses centros, ou proto-planetas, irão ficando cada vez maiores e acabarão se chocando entre eles, até que a estrela atinja a maturidade. Depois disto, um planeta toma a sua forma definitiva.

Qual é a diferença entre estrela e planeta - Como se forma um planeta?

Principais diferenças entre estrela e planeta

  • As estrelas são enormes coleções de gás que têm um reator nuclear em seu próprio núcleo, e os planetas, ainda que de grande tamanho, não possuem esse reator.
  • As estrelas formam-se primeiro, e os planetas se formam dentro da sua órbita à medida que a estrela amadurece.
  • Quando a estrela atinge a sua máxima densidade, começa a brilhar, coisa que um planeta não faz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre estrela e planeta, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: planeters.com
1 de 3
Qual é a diferença entre estrela e planeta